quinta-feira, 11 de junho de 2015

Archeology - E3 2000


A primeira E3 do novo milênio teve grande foco na nova geração que estava por vir, com a Sony mostrando algo concreto sobre o novo Playstation 2 (que se tornaria o líder do mercado) e a Microsoft pela primeira vez se aventurando no mundo dos consoles.


Sony


A Sony finalmente anunciou a data de lançamento do Playstation 2 no ocidente (26 de outubro de 2000) e revelou que ele custaria $299. Ele chegaria às lojas americanas com uma lista de 51 jogos disponíveis até o natal daquele ano. Dentre os jogos de lançamento estava Tekken Tag Tournament.

Os projetos internamente produzidos pela Sony para o novo console mostrados foram Gran Turismo 3 e The Getaway.

Mas o que mais ajudou a mostrar o potencial do Playstation 2 foi o vídeo de 9 minutos de Metal Gear Solid 2, que era exibido de hora em hora no estande da Konami.


A cada nova exibição do vídeo, uma multidão se acumulava em frete do estande. O Trailer se destacou pelos mínimos detalhes mostrados, como os efeitos de chuva, os detalhes nos rostos dos personagens e a interação com os objetos do cenário.


Nintendo


A Nintendo, apesar de ter anunciado no ano anterior o Project Dolphin (que viria a se tornar o Game Cube em 2001), nesse ano preferiu se focar nos jogos para Nintendo 64. Dentre os jogos mostrados estavam Zelda Majora's Mask, Banjo-Tooie, Pokémon Gold / Silver, Dinosaur planet e Perfect Dark.

O que mais chamou a atenção foi a revelação de que Conker, que antes era mais um jogo infantil inspirado em Banjo-Kazooie, tinha se tornado algo bem menos amigável.


Microsoft


A Microsoft chegou forte com o anuncio de seu primeiro console, o XBox, que seria lançado em 2001. A empresa deu destaque para o poder de processamento muito superior ao dos concorrentes e para a conectividade online do console.

Simultaneamente a pequena produtora Bungie mostrava seu novo jogo chamado Halo, um jogo de tiro em terceira pessoa ambientado em um mundo de ficção cientifica.


Sega


A Sega, que já mostrava sinais de enfraquecimento, apostou em títulos estranhos e bem fora do convencional como Seaman (jogo controlado por voz) , Samba de Amigo (jogos controlado por movimentos) e Space Channel 5 (jogo de ritmo). Ela também apresentou o SegaNet, um serviço online para o Dreamcast.


Third Parties

Abaixo, os principais jogos das grandes produtoras da época:

Activision - Tony Hawk's Pro Skater 2, Return to Castle Wolfenstein, Spider-man, Tenchu 2 e X-men Mutant Academy.

Bioware: Baldur's Gate II, Neverwinter Nights.

Blizzard: Diablo II, Warcraft III.

Capcom: Breath of Fire IV, Capcom vs SNK, Dino Crisis 2, Mega Man Legends 2, Mega Man X5, Onimusha, Resident Evil Zero (quando ainda era um jogo de Nintendo 64), Street Fighter EX 3 e Street Fighter III: Third Strike.

Eidos: Anachronox, Commandos 2, Deus Ex, Fear Effect: Retro Helix, Hitman: Codename 47, Legacy of Kain: Soul Reaver 2 e TimeSplitters.

EA: American McGee's Alice, Black & White, Command & Conquer: Red Alert 2, SSX e Medal of Honor Underground.

Squaresoft: Chrono Cross, Final Fantasy IX, Final Fantasy Online (que viraria FF XI), Legend of Mana,  Parasite Eve e Vagrant Story.


Vídeo com alguns dos principais jogos third party presentes na feira:




Cobertura brasileira:



Fontes: Giant Bomb e IGN

Veja também: E3 1996 / E3 1997 / E3 1998 / E3 1999

Um comentário:

Deixe aqui um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...