domingo, 8 de junho de 2014

Archeology - E3 1999


O NeoGamer anda bem devagar, mas certas tradições precisam ser mantidas, então vamos ao post anual mostrando como foi a E3 de quinze anos atrás.

Depois de alguns anos em Atlanta, em 1999 a E3 voltou para Los Angeles, onde continua até os dias de hoje. Esse foi o ano quando pudemos ver se formar o que viria a ser a 6ª geração de consoles.

99 foi um ano estranho para a feira, já que ela aconteceu apenas algumas semanas após o massacre de Columbine, e na época a mídia sensacionalistas ainda estavam atrás de algo que pudessem culpar. Devido a isso, várias empresas decidiram por mostrar seus games mais "controversos" (principalmente os shooters) à portas fechadas apenas para jornalistas de games.

Sega

A Sega, que havia anunciado o Dreamcast no ano anterior, foi para o evento apostando todas as suas fichas em seu novo console, confirmando a inclusão de um modem de 56k para jogatina online (sendo o primeiro videogame a permitir isso de fábrica), marcando a sua data de lançamento para o extravagante dia 9/9/99, além de confirmar o baixo preço inicial de 199 Dólares (o Saturn foi lançado por 399 Dólares).

Para demonstrar o poder do seu console de nova geração, a Sega levou para a feira jogos como Sonic Adventure, House of the Dead 2, Sega Rally 2, Virtua Fighter 3 e Shenmue; além de mostrar títulos de peso de third parties, como Resident Evil: Code Veronica, Ready to Rumble 2, Castlevania Ressurrection (cancelado), Mortak Kombat Gold e Soul Calibur.


Sony

A Sony levou para a E3 o Playstation 2, que havia sido revelado meses antes no Japão. Para demonstrar o poder do Emotion Engine (processador do PS2), a Square preparou uma tech demo que mostrava a cena do baile de Final Fantasy VIII (que no PS1 é uma CG) sendo processada em tempo real pelo PS2.


Os principais jogos prometidos para o PS2 nessa E3 foram Tekken Tag Tournament, Dark Cloud e Gran Turismo 2000 (renomeado para GT 3).


Ao contrário da Sega, a Sony não pretendia abandonar seu console anterior tão cedo, e apresentou uma gigantesca lista de títulos para o PS1, como Crash Team Racing, Syphon Filter 2, Ape Escape, Spyro 2, Gran Turismo 2, Twisted Metal 4, UmJammer Lammy e Grandia.

Vídeo da cobertura da revista Playstation Underground:


Nintendo

Enquanto Sony e Sega chegaram na E3 com seus novos videogames já previamente anunciados, a Nintendo guardou para o evento a revelação do seu Project Dolphin, que seria lançado apenas em 2001, como GameCube. Poucos detalhes foram dados sobre ele nesse ano.

O foco da empresa foi mesmo no Nintendo 64, ela apresentou Perfect Dark, Donkey Kong 64 e Jet Force Gemini da Rare, além de Super Smash Bros., Excitebike 64 e Eternal Darkness (quando ele ainda era um jogo para N64).

No ano anterior Pokémon era uma promessa, em 99 já tinha se tornado o fenômeno que conhecemos. No evento foram apresentados Pokémon Yellow, Pinball, Stadium e Snap.

Se aproveitando do hype para o novo filme de Star Wars, a Nintendo deu grande destaque para Star Wars: Episode I - Racer.

Vídeo da cobertura do Gamespot (parte focada nos consoles):


PC

1999 também foi um grande ano para os jogadores de PC, com o anuncio da placa de vídeo Voodoo3 e demonstrações de títulos como Diablo 2, Deus Ex, Max Payne, Unreal Tournament, Gothic e System Shock 2.


O publico também teve suas atenções divididas entre Daikatana, o primeiro jogo de John Romero após sua saída da id (que tinha mudado bastante desde sua primeira aparição em 97) e Quanke III: Arena, a nova evolução da engine de John Carmack.

Vídeo da cobertura do Gamespot (parte focada nos jogos de PC):


A Valve pré-steam foi ao evento demonstrar Team Fortress 2, quando ele ainda era um jogo realista, bem diferente da versão final lançada em 2007.


Third Parties

A Capcom apresentou várias sequências, como Power Stone 2, Strider 2, Street Fighter Alpha 3, Rival Schools 2, Marvel vs. Capcom (evolução do conceito de Marvel vs. Street Fighter), The Misadventures of Tron Bonne (spin off de Mega Man Legends). Se aproveitando do grande sucesso de Resident Evil 2, ela mostrou Resident Evil 3: Nemesis, Code Veronica e Gaiden. Também houve o anuncio de Dino Crysis, definido pelos próprios produtores como um Resident Evil com dinossauros.

Dentre os destaques da Activision estão BattleZone 2, Soldier of Fortune, Spider-Man, Tenchu II, Tony Hawk's Pro Skater, Vigilante 8: 2nd Offense e X-Men: Mutant Academy.

Já a Square, além de mostrar Final Fantasy VIII, que seria lançado naquele mesmo ano, também revelou Final fantasy IX, Chocobo Dungeon 2, Chocobo Racing, Ehrgeiz, SaGa Frontier II dentre outros jogos para PS1, alem de Bouncer seu primeiro título para PS2.

Outros jogos relevantes do ano foram Fear Effect, Soul Reaver, Black & White, The Sims, Driver (que chamou muita atenção devido a seu mundo aberto), Carmageddon, Indiana Jones and the Infernal Machine, Jackie Chan's Stuntmaster, Mortal Kombat Gold, R4: Ridge Racer Type 4, Rayman 2: The Great Escape.

Vídeo da cobertura do Gamespot (uma visão geral do show floor):


Fontes: Giant Bomb e IGN

Veja também: E3 1996 / E3 1997 / E3 1998

2 comentários:

  1. Legal cara, sempre acompanho sua cobertura de 15 anos atrás, espero que vc continue com a tradição!

    ResponderExcluir
  2. Como sempre, mais uma ótima matéria! Fez-me sentir nostálgico, pois alguns jogos desses presentes na feira de 99 me ocuparam muitas horas. Mas mudando de assunto, você foi um pouco generoso ao dizer que "O NeoGamer anda bem devagar". Pra ele andar bem devagar, precisa acelerar o ritmo um pouco.

    ResponderExcluir

Deixe aqui um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...