terça-feira, 8 de novembro de 2011

O episódio de Pokémon que mandou 700 crianças para o hospital



Venho hoje para fazer mais um post sobre jogos que viraram desenhos animados, mas em vez de falar do desenho como um todo (o que todo mundo já sabe), vou relembrar o episódio que deu reais motivos para nossas avós criticarem Pokémon.

No dia 16 de Dezembro de 1997, mais um episódio da febre que se tornou Pokémon foi ao ar no Japão. Aproximadamente trinta minutos depois, quase 700 crianças foram parar no hospital


O episódio chamado "Electric Soldier Porygon", é agora parte das lendas que envolvem Pokémon. A premissa do episódio é bem inocente: Nossos heróis, ao descobrir um problema em uma máquina de transferência de Pokébolas em um Centro Pokémon, resolvem, com a ajuda de um cientista e seu Porygon, entrar dentro da máquina e descobrir o que há de errado no mundo digital..

O que causou todos os problemas foi a técnica de animação empregada nesse episódio. Em um ponto, a cerca de vinte minutos do episódio, Pikachu usa o seu choque do trovão para explodir alguns misseis. Por esses serem misseis virtuais, e eles estarem no ciberespaço, uma explosão normal não cairia bem.

Então, os animadores usaram técnica rápida e brilhante que piscava luzes vermelhas e azuis na tela, para fazer a explosão parecer "virtual". Como algo que você veria em Tron.

De imediato, as crianças em todo o Japão começaram a ter vários problemas. Algumas desmaiaram, ou ficaram com a visão turva. Outras sentiram tonturas ou náuseas. Em casos extremos, foram relatados ataques epilépticos e até mesmo cegueira temporária.

É impossível saber o número exato de crianças afetadas pelo episódio, já que a maioria dos casos foi de pouca intensidade, mesmo assim, o total de 685 crianças (375 garotas e 310 garotos) foram postos em ambulâncias e levados ao hospital. A maioria se recuperou rapidamente, algumas em minutos, um pequeno número delas foi diagnosticada com epilepsia, que foi causada pela imagem brilhante piscando muito rapidamente.

O incidente ficou conhecido pelos japoneses como "Pokémon Shock", e foi um desastre para as animações infantis no Japão, as ações da marca Pokémon e da Nintendo caíram, e desenho ficou fora do ar por quatro meses enquanto os produtores e profissionais de saúde tentavam descobrir o que causou o problema em um número tão grande de crianças. Isso também resultou em uma onda de comentários negativos da, mal informada  e sensacionalista, imprensa mundial.

Quando eventualmente retornou, o desenho tinha passado por várias mudanças. A abertura tinha sido alterada para eliminar a possibilidade do incidente se repetir, e o primeiro episódio exibido foi precedido de um "infomercial", que procurou explicar o que tinha acontecido e ensinar aos telespectadores que atitudes deveriam ser tomadas se o caso se repetisse.

Como resultado do "Pokémon Shock", "Electric Soldier Porygon" nunca mais foi exibido em lugar nenhum do mundo, nem de forma editada. E mesmo sem ter ligação direta com o incidente, o Pokémon que dá nome ao episódio, Porygon nunca mais voltou a aparecer no desenho animado.

Então, o que causou o "Pokémon Shock"? No fim, foi a soma da luz piscante com a popularidade do programa.  É estimado que cerca de 1 em 4000 pessoas é vulnerável a "ataques fotossensíveis"  e outros problemas de saúde ao verem luzes fortes piscando. Pode parecer pouco, mas se você considerar que haviam mais de quatro milhões de crianças assistindo esse episódio, é fácil ver o porque de tantas terem sido afetadas.




Fontes: Wikipedia e Kotaku USA (inglês)

Para acompanhar as postagens do blog, siga o nosso Twitter, o @NeoGamerbr e o nosso Facebook.



68 comentários:

  1. Putz, não sei se é sugestionamento, mas eu fiquei enjoado segundos depois deste trecho.

    ResponderExcluir
  2. De fato esse brilho é bem incomodo mesmo. O efeito posterior é o msm de ficar olhando por um tempo para uma lampada incandescente. Vc acaba vendo manchas escuras por um tempo

    ResponderExcluir
  3. Não me senti incomodada com os flashes, mas sei que muitas pessoas tem problemas com isso, como é o caso das crianças.
    Só acho que eles deveriam ter feito um teste antes de mandar o desenho pra TV .--.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. quem é que iria adivinhar essas coisas???
      você não vai fazer um desenho e testar pra ver se as pessoas tem algum ataque, a unica intenção deles eram fazer efeitos mais legais...

      Excluir
    2. eu fiquei de boua, pensei q eu ia morre aqui mais to de boua
      :/

      Excluir
    3. na verdade o efeito só piora o caso de quem é epileptico ou uma pessoa que não chega a ser mas tem os sintomas, eu por exemplo sou epileptico :`(

      Excluir
    4. Eu fisqueiro com do de cabeça mas estou bem

      Excluir
  4. Amigo eu utilizei essa postagem no meu blog planeta snes coloquei a fonte de pesquisa não se preocupe vlw abraço ai amigo

    ResponderExcluir
  5. Eu lembro que eu tava na primeira serie quando isso aconteceu, foi o maior burburinho na época. Infelizmente ainda não podiamos contar com a internet na época então uns acreditaram e outros não.

    Meu blog: http://bnextstage.blogspot.com

    ResponderExcluir
  6. Credooooooo
    na hora que vi o video nao senti nada
    mas depois de uns 30 segundos meu olho começou ficar pesado e doendo nos cantos D:
    ta ate agora isso

    ResponderExcluir
  7. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir
  8. Nossa.... tem gente estressadinha pq queria passar mal e não conseguiu..

    Rabo de galo em qq bar é R$ 5,00.bom apetite e tomara que consiga o mal estar que procura

    ResponderExcluir
  9. como assim nunca passou na tv eu vi esse episodio na record...

    ResponderExcluir
  10. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir
  11. Aaaarrrgghhhhh.....!!!!!

    ResponderExcluir
  12. Moro no Japão a muito tempo, e já morava aqui quando esses boatos começaram ai no Brasil. Isso é mentira pessoal, isso nunca existiu.

    ResponderExcluir
  13. é pokemon é zica...
    se as crianças assistirem popai elas param de frescura...
    bom deem uma olhada no meu blog, n da tontura, mas é de arregalar os olhos:
    http://quevenhaabaixo.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  14. nao acontesceu nada cmg só meu olho doeu um pouco depois do video

    ResponderExcluir
  15. povo sensivel comigo nao aconteceu nada.... Afff, vcs so sentiram isso porque leram a materia se não teria sido so um video comum de desenho

    ResponderExcluir
  16. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir
  17. Sou vulnerável a isso?kkk Vi umas 4 vezes e no mínimo fiquei um pouco tonto,nada de mais...acontece isso sempre com que tem uma forte luz exposta sobre seus olhos!

    ResponderExcluir
  18. meus olhos doeram um puco mais fora isso nada, mas bem legal a matéria

    ResponderExcluir
  19. ''entrar dentro'' foi o melhor

    ResponderExcluir
  20. se ocorreu eu não sei, mas posso confirmar que se uma pessoa com epilepsia assistir algumas cenas desse tipo ou ver imagens parecidas, realmente pode ter ataques

    ResponderExcluir
  21. nem deu nada...

    soh da problema nos fracos...

    ResponderExcluir
  22. To com medo de assistir... XD

    ResponderExcluir
  23. Só de olhar para as imagens me deu dor de cabeça.

    ResponderExcluir
  24. Eu acredito que sim, que pode afetar crincas com epilepsia. Porque no meu celular vem umas instrucoes e nela diz que e perigoso para pessoas com epilepsia devido as luzes do led e outros.

    ResponderExcluir
  25. Este video não me deu nada, mas procurei outro so com as luzes por 2:13 e este sim, minha vista não e das melhores e depois do video comeco a ficar meio embasado e doi dos lados

    ResponderExcluir
  26. Eu percebi que esse episodio foi cancelado aqui no Brasil porque eu tava relembrando os velhos tempos de Pokémon num site de anime e vi que esse episodio é legendado, porque se tivesse sido lançado aqui no Brasil seria dublado!

    ResponderExcluir
  27. Existe um episodio em "Os simpsons" que critica este esse ocorrido, porem o desenho nao é o mesmo. E so prestar bem atenção no episodio em que eles vão ao Japão... E isso existiu sim!

    ResponderExcluir
  28. Que sensação de enjoo da porra! Visão embaçada e tontura com uma coisa tão idiota!

    ResponderExcluir
  29. É fato que luz estroboscópica (alternância entre a iluminação com uma luz intensa seuida pelo bloqueamento da mesma... pisca-pisca) pode induzir crises epilética NO EPILÉTICO...

    ResponderExcluir
  30. Fiquei com medo de ver essa porra. Quando assisti, Nem acredito que ISSO levou 700 crianças epilépticas para o hospital. Não aconteceu NADA.

    ResponderExcluir
  31. Vi três vezes seguidas, no escuro e com a tela cheia e passei mal. Não tenho nenhum problema epilético nem nada assim. Levem em consideração que os japoneses viram em uma tv, provavelmente grande, e de boa qualidade. Não aconselho a olhar esta cena ;)

    ResponderExcluir
  32. Aquilo ali fez pessoas passarem mal?, vou dar um endereço de umas boates que elas então ficariam loucas .... #QueRidículo

    ResponderExcluir
  33. Aquilo ali fez pessoas passarem mal?, vou dar um endereço de umas boates que elas então ficariam loucas .... #QueRidículo

    ResponderExcluir
  34. Fiquei enjoada um pouco depois de ver :/

    ResponderExcluir
  35. Na primeira vez n senti nd, mas vi depois mais umas 5/6 vezes, ai me deu enjoo, ainda estou meio q mal!

    ResponderExcluir
  36. eu jamais arriscaria minha epilepsia para ver este episodio.

    ResponderExcluir
  37. caaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaralho nao olhem o video se nao seis ta fudido mds '-'

    ResponderExcluir
  38. meus olhos ai ta muito ai da duendooooo

    ResponderExcluir
  39. Me deu dor nos olhos mas isso e por causa da luz piscando nossa achai q ia acontecer coisa pior

    ResponderExcluir
  40. Pior que eu passei mal mesmo. Pensei que ia ser coisa boba, que nem um outro parecido com este que foi banido também por causa disso, e não passei mal. Mas agora esse com os frames de azul e vermelho, fiquei muito tonta, com a cabeça "pesada" e com dor de cabeça, inclusive estou até agora assim. E olha que eu não tenho epilepsia nem nada.

    ResponderExcluir
  41. Imagina essas crianças numa balada com strobos piscando, fumaça e uns bean a full!! Dead na certa kkkk

    ResponderExcluir
  42. Assisti 4 vezes seguidas(no escuro) e nada ocorreu. Sou um Mega Fã de Pokémon (assisto até hoje) e depois de descobrir que alguns episódios foram cancelados, fiquei interessado em saber o por que disso. Acabei por descobrir a causa de um deles.

    ResponderExcluir
  43. Nouss vey eu quero ver esse episódio mas to com medo de ter um ataque epiléptico

    ResponderExcluir
  44. Estou fazendo uma pesquisa pra descobrir que problema é esse que eu tenho com luzes e imagens piscando e me deparo com esse vídeo e essa notícia. Eu tinha medo de procurar um médico e ele dizer q era frescura minha. Agora sei que não é.

    ResponderExcluir
  45. Estou fazendo uma pesquisa pra descobrir que problema é esse que eu tenho com luzes e imagens piscando e me deparo com esse vídeo e essa notícia. Eu tinha medo de procurar um médico e ele dizer q era frescura minha. Agora sei que não é.

    ResponderExcluir
  46. Quem nao fez comentario aqui provavelmente é porque nao teve a chance e foi pro hospital

    ResponderExcluir
  47. eu assisti a primeira vez deu soluço e ficou tudo piscando mais nada ou sera que oq estou vivendo e coisa da minha imaginação ou um coma acho que não pq bati a cabeça na parede e tdoeu entao to be kkkkkkk

    ResponderExcluir
  48. sim temos que tomar cuidado o que ouvimos? e assistimos?
    a fé vem por ouvir o que você tem ouvido se for ao contrário pode vim outras coisas,
    comece ver coisas boas e ouvir coisas boas...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sla mano tu tá certo tem gente idiota que vê sanic esse cara ¯\_(ツ)_/¯

      Excluir
  49. sim temos que tomar cuidado o que ouvimos? e assistimos?
    a fé vem por ouvir o que você tem ouvido se for ao contrário pode vim outras coisas,
    comece ver coisas boas e ouvir coisas boas...

    ResponderExcluir
  50. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  51. Bom pesei que iria dar alguma coisa com migo mas eu so to enjoado um pouco

    ResponderExcluir
  52. Quem disse que ficou com dor de cabeça e nos olhos, é normal, eu so li o artigo e fiquei assim.
    Depois assisto pra ver se é realmente enjoante.
    Eu olho pro sol, vejo desenhos desse tipo, povo fraco esses japoneses.
    Num e culpa do anime, e culpa dos epilepticos.

    ResponderExcluir
  53. Esse episódio é muito estranho.. Eu assisti e comigo não deu nada, me senti normal..
    Mas, agora que todos podem ver a cena na internet.. Por que não acontece nada com ninguém?
    Alguém tem alguma história sobre isso? ( que não seja crepypasta)
    Suspeito das tvs antigas do Japão.. hehe

    ResponderExcluir
  54. #nao sue nada fui ver o episódio e nada;--------------------;

    ResponderExcluir

Deixe aqui um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...