sexta-feira, 1 de maio de 2015

Unseen - O protótipo em terceira pessoa de Alien Isolation

Com o fiasco de Colonial Marines, os fãs da franquia Alien ficaram decepcionados com o fato de que a chance de haver um titulo moderno baseado nos filmes da série tinha sido desperdiçada e que provavelmente levaria anos até alguma empresa querer apostar novamente na marca. Mas a Sega surpreendeu a todos em 2014 ao anunciar que o estúdio Creative Assembly, famoso pela série Total War estava trabalhando em um jogo de terror baseado no primeiro filme, de 1979.

Apesar de parecer ter sido criado às pressas para aproveitar a licença, depois do prejuízo causado pelo jogo da Gearbox, na verdade a ideia de Alien Isolation existe a muito mais tempo do que se imagina.

A equipe Creative Assembly começou a trabalhar no conceito que iria se transformar em Isolation após o lançamento, em 2008, de Viking: Battle For Asgard (outro jogo que foge da linha de jogos de estratégia da empresa). O primeiro protótipo, criado por apenas seis pessoas, consistia de de um jogo multiplayer onde um dos jogadores controlava o Alien e caçava os outros. O projeto agradou os executivos da Sega, mas foi mantido em segundo plano, pois outro jogo baseado na franquia Alien já estava sendo desenvolvido.

O principal ponto que os desenvolvedores queriam se focar desde o inicio, é que o jogo teria um sistema de combate e tiro limitado, pois na visão deles um jogo mais focado na ação, como Dead Space, não consegue passar uma sensação real de terror. Outro ponto importante para eles era que o jogo precisaria refletir exatamente o visual do primeiro filme, então eles se criaram a regra: "Se algo não pudesse ser feito com o que se tinha disponível no filme 79, nós também não podemos fazê-lo".

Os primeiros rumores de que a empresa estava trabalhando em um jogo da série Alien vieram em 2011. Nesse período, ele era um pouco diferente do que vimos no jogo final. O jogo, apesar de já ter as mesmas mecânicas de se esconder do Alien que sempre está a espreita, tinha uma visão em terceira pessoa. De acordo com os desenvolvedores, nessa época eles estavam tentando emular o estilo de jogos como Resident Evil 4 e Silent Hill 2.


Após muita experimentação, eles optaram por mudar a perspectiva para primeira pessoa, talvez inspirados em jogos de terror indies de sucesso, como Amnesia e Slender.

Alien Isolation foi oficialmente anunciado no inicio de 2014 e lançado no mesmo ano, sendo bem aceito pela crítica e chegando a marca de 1 milhão de cópias vendidas. Mas a conquista mais notável desse jogo foi deixar este que vos escreve (um jogador que se gaba da não sentir medo em jogos de terror), realmente tenso do inicio ao fim.

3 comentários:

  1. Cara, Alien Isolation foi a melhor surpresa que tive neste ano (joguei pela primeira vez ainda no PS3, duas vezes, e joguei mais duas no PS4). com certeza o melhor jogo da franquia já feito. Acho que foi um dos poucos jogos de terror que me fez sentir medo de verdade, estando com o controle perto e longe das mãos. o comportamento do Alien é simplesmente imprevisível (a única certeza que vc tem é a de que ele vai te trucidar ao te avistar). ainda nessa quarta jogada, presenciei o bicho fazer coisas que me fizeram pular da cadeira enquanto jogava. como fã da série eu não poderia estar mais satisfeito. foi um presentão da SEGA e da CA depois do desgosto com o CM.

    Eu escrevi um post sobre ele no meu blog. Se puder, dá uma passada lá pra ler depois. Falando em post, queria pedir a sua permissão pra colocar o link deste post no meu texto, pois eu mesmo não sabia dessa versão em terceira pessoa (ficou tão bom quanto a versão final) e gostaria de passar a informação adiante.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A tensão e a imersão é bem maior em primeira pessoa, fico feliz com a pessoa que tomou essa decisão e Nobody Joe obrigado por continuar, cara acho que faz mais de 3 anos que acompanho seu blog, seu conteúdo original faz toda a diferença.


      Obrigado. o/

      Excluir

Deixe aqui um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...