domingo, 23 de outubro de 2011

TimeLine GTA: Parte VI - San Andreas


Todo mundo estava esperando que o próximo GTA, ambientado na última cidade que restava do GTA original, fosse lançado no final de 2003. Em vez disso, a Rockstar North anunciou o projeto com data de lançamento apenas em 2004, e não deu mais detalhes por meses. Quando o fizeram, San Andreas foi revelada como um estado inteiro, não apenas uma cidade. Dan Houser e James Worrall estavam tirando a série da temática mafiosa, e levando para um clima gangsta, apresentando versões dos anos 90 de Los Angeles, São Francisco e Las Vegas, criando um mundo quatro vezes mair que Vice City.

Os gráficos passaram por um bom upgrade, mas o foco foi em fazer tudo maior. Mais de 200 veículos foram feitos para o jogo, mais que o dobro que em GTA III, incluindo colheitadeiras, motos policiais, bicicletas, jatos e jetpacks. Você poderia até mesmo roubar um trem. A trilha sonora foi dominada por músicas Hip-Hop e vários estilos de Rap, mas também houve espaço para New Wave, Rock, Country e até rádios sem música alguma, apenas com diálogos. Mas o destaque ficou mesmo para os elementos de RPG. O seu personagem precisa comer para se manter saudável, e fazer exercícios para se manter magro. A aparência física do protagonista depende das escolhas tomadas pelo jogador, que pode escolher dentre os mais váriados (e as vezes estranhos) tipos de roupa, tudo isso afetando como ele é visto pela população do jogo. Respeito se tornou um novo atributo. Pilotagem e tiro se tornaram skills a serem evoluídas, assim como resistência e nado, que foi implementado pela primeira vez na franquia. Prostitutas ainda eram uma opção, mas agora se podia desenvolver relacionamentos com várias namoradas do protagonista, deixando-as felizes com encontros, danças e passeios de carro.

Seu nome é Carl "CJ" Johnson, uma ameaça a sociedade que volta para o seu bairro em Los Santos depois da morte de sua mãe, apenas para encontrar a sua antiga gangue quase que completamente destruída por causa da desunião dos membros e da epidemia de drogas pesadas. Para ficar pior, assim que chega à cidade, ele bate de frente com o policial corrupto Tenpenny (dublado por Samuel L. Jackson), que o obriga a se envolver em seus crimes. Mas isso não impede CJ e seu irmão Sweet de trabalharem para reerguer a Groove Street Families... até eles serem traídos pelos seus amigos Big Smoke e Ryder.

Procurado em Los Santos, CJ poe o pé na estrada e em seu caminho encontra vários novos aliados. Dentre eles está o chefe cego da Triad Wu Zi Mu, o hippie maluco The Truth e o "fantasma" governamental Mike Toreno. O jogo ainda conta com a participação de Catalina, Claude, Ken Rosenberg, dentre outros, criando um universo interligado e estabelecendo uma continuidade entre o enredos dos jogos da franquia.

Se você gosta de terminar rapidamente a história de um jogo, San Andreas não é para você. Antes de finalmente ter sua vingança contra Big Smoke e Tenpenny, CJ precisa passar por mais de 90 missões principais, além das incontáveis missões bônus, que vão desde o trabalho de cafetão, passando por missões de invasão de domicílio, guerras de gangues para dominar territórios, pichações, jogos de arcade, além de todos os tipos de missão extra que já existiam nos jogos anteriores. As vezes o jogo parece ser grande demais, e ir do ponto A ao B pode se tornar demorado e cansativo. Pelo menos, não existe um momento de loading sequer dentre as cidades (apenas quando se entra nas casas). Ficar sem ter o que fazer era realmente difícil, e isso antes mesmo da comunidade modder se envolver.

Uma subcultura de modders de GTA, que já existia nos outros títulos da série, cresceu de maneira impressionante, gerando uma quantidade infinita de novos veículos, skins de personagens, melhorias gráficas, missões, cenários e até um modo multiplayer online completo. Tudo isso com a aprovação da Rockstar.

Mas em Junho de 2005, oito meses depois do lançamento do jogo, um modder holandês chamado Patrick Wildenborg descobriu um arquivo não utilizados no código do jogo rotulado como "Hot Coffee" e lançou um patch para ativá-lo.

A concorrência sempre foi uma parte vital da fórmula de design dos GTAs. Os Housers e Worrall constantemente se esforçam para empurrar a franquia com sua anarquia e humor duvidável para novos níveis, mas sempre sem cruzar a linha do inaceitável. Quando CJ chega a um certo nível de amizade com uma namorada, ela o convida para um "café", e os planos iniciais dos produtores era incluir um minigame de sexo. Expressões faciais, diálogo e animações foram todos codificados antes da idéia ser abandonada e substituída por uma câmera do lado de fora da casa, de onde se pode apenas ouvir o que acontece lá dentro. O patch de Wildenborg abre esse código esquecido.

GTA finalmente tinha ido longe demais. Por acidente.

A produção do jogo teve de ser interrompida. O ESRB (o orgão de classificação de games americano) reclassificou o jogo de M (maiores de 17) para AO (apenas para adultos), paralisando as vendas, já que nenhuma das empresas atuais permite jogos AO em seus consoles. Todas as cópias à venda do jogo foram recolhidas e os principais políticos americanos miraram suas críticas em San Andreas, na Rockstar e na indústria de games como um todo. A senadora americana Hillary Clinton propôs uma legislação para impor a supervisão federal nas vendas de jogos nos EUA. Nada disso aconteceu, mas o envolvimento do congresso americano fez com que as práticas de negócios da Take-Two fossem investigadas pelo órgão americano de proteção ao consumidor.

Trinta meses após o Hot Coffe vir a público, a Take-Two se viu livre dos tribunais após o encerramento da última das várias ações coletivas movidas contra ela. Enquanto isso, a versão reeditada San Andreas se tornou o jogo mais vendido na história dos consoles da Sony e o ápice da franquia no PlayStation 2.

Fim da parte 6.

Fonte: IGN

Para acompanhar as próximas partes da matéria, siga o Twitter do blog, o @Neogamerbr.

2 comentários:

  1. Esse foi o primeiro gta que eu joguei. Até deu vontade de jogar de novo.

    ResponderExcluir
  2. Eu lembro de quando joguei GTA pela primeira vez, lá na décade de 90... CARAMBA como esse jogo cresceu!

    ResponderExcluir

Deixe aqui um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...