domingo, 23 de fevereiro de 2014

Trivia #21 - As formas mais criativas de impedir a pirataria


A pirataria sempre foi e sempre será uma realidade, apesar de que hoje existam soluções para jogos legalizados com baixo preço (como Humble Bundle e PSN Plus), alguns jogadores ainda preferem não pagar pelos seus jogos. Para evitar que versões crackeadas de seus jogos cheguem mais rapidamente aos sites de torrents, vários desenvolvedores criaram formas bem criativas de proteger seus jogos. Abaixo, uma lista do VGFacts com as soluções mais memoráveis e bem humoradas já feitas.

Traduzido pelo Colaborador Henrique

Earthbound

Earthbound (Mother 2) foi um jogo muito legal que muitos guardam na memória. Tirando todos os acontecimentos estranhos do jogo de lado, como em todo RPG o jogo apresentava uma dificuldade progressiva conforme você avançava pelo jogo e subia de nível, isso se você não estivesse jogando uma cópia pirata. Ao tentar jogar uma cópia ilegal você era levado a uma viagem insana (sem mencionar a loucura do próprio jogo) em níveis de dificuldade absurdos e muito mais inimigos para enfrentar. Para os que procuram por desafio, isso não seria um grande problema, até você encontrar o chefe final e o jogo travar e deletar todos os seus saves.


Batman: Arkham Asylum

Batman sempre foi o mestre do combate e luta pela justiça. Sua capa ajuda a caracterizar sua forma sombria e misteriosa e lhe dá a habilidade de planar entre os topos dos prédios e penhascos. Isso até que ele se esqueça de como usá-la. Os desenvolvedores da Rocksteady Studios criaram um glitch que faz com que a capa do Batman seja inútil, o que causa com que ele caia e morra toda vez que uma cópia ilegal do jogo é rodada.

Grand Theft Auto IV

“Você sabe o que faria GTA IV ainda melhor? Uma câmera trêmula que faria qualquer um se irritar e ter náuseas ao jogar”. Talvez não. As pessoas que pirateavam GTA IV encaravam esse problema quando tentavam jogá-lo. Se o console reconhecesse que a cópia era pirata, a câmera começava a tremer, da mesma maneira de quando o personagem ficava bêbado, e nunca voltava ao normal. Apesar de ser jogável do início ao fim, alguns poderiam começar a ter tonturas devido ao movimento trêmulo constante da câmera do jogo.


Command & Conquer: Red Alert 2

As pessoas que pirateavam uma cópia de C & C eram surpreendidas logo no início do jogo. Alguns segundos após o início da campanha, todas as suas estruturas e unidades explodiam deixando você apenas com pilhas de destroços para se defender.

Zak McKracken and the Alien Mindbenders

Piratear e copiar ilegalmente jogos não era uma atividade tão massiva nos anos 80 e 90 como é hoje, mas ainda acontecia. Alguns desenvolvedores como a LucasArts, usavam engenhosas formas de proteger suas cópias colocando códigos de segurança nas cópias vendidas, que permitiam o acesso ao jogo quando respondidas corretamente. Em Zak McKracken você tinha que inserir um código de viagem que era fornecido pelo manual que vinha com o jogo toda vez que precisasse viajar. Entretanto, se você inserisse o código errado 5 vezes era mandado para uma “cadeia pirata” e ouvia a um sermão do porque deveria comprar o jogo original e a não ser que inserisse o código certo, seria impedido de continuar o jogo.


Michael Jackson: The Experience

A música “Thriller” nunca soou tão boa até que introduziram umas vuvuzelas na faixa. Bom, talvez isso não seja verdade mas é o que você vai ouvir ao jogar uma cópia ilegal de Michael Jackson: The experience para o Nintendo DS. Os fabricantes fizeram com que qualquer música jogada em uma cópia pirata seja acompanhada de um arranjo de vuvuzelas por toda a faixa.


Crysis Warhead

Se você tentasse jogar uma cópia pirata de Crysis Warhead perto da data de lançamento, iria perceber que em vez de atirar balas de sua arma você atirava hordas de galinhas. Os inimigos também dispunha apenas dessa munição, fazendo com que ninguém conseguisse matar ou morrer no jogo.


Game Dev Tycoon

Os fabricantes de Game Dev Tycoon sabiam que eventualmente seu jogo poderia ser pirateado, então preparando-se para o inevitável, fizeram o upload de uma cópia crackeada para os piratas baixarem. Mas não pense que você jogará tranquilamente até o final do jogo, pois como no mundo real há consequências em jogar uma cópia ilegal. Nessa versão, quando você tem um jogo lançado, ele vai ser intensamente pirateado, resultando em perdas significativas de renda e consequentemente a um game over devido à falência de sua empresa.

Fonte: VGFacts

9 comentários:

  1. Gostei. soluções bem interessantes pra combater a pirataria.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Aa verdadeira solução pra pirataria:esses imbecis pararem de colocar impostos abusivos nos jogos.

      Excluir
    2. Amazing Leo só que esse tipo de combate a pirataria é por tempo limatado,depois de um tempo os caras já faz um crack e não causa mais problema

      Anônimo você ta certo,mais agora existe outras opções de compra como a steam que vende jogos bons por um bom preço,quem é fodido nessa é que tem console por que mesmo sem mídia física o preço é o mesmo e isso é uma roubalheira

      Excluir
  2. Podia por o de darksouls, quem jogasse antes da data de lançamento era invadido por vários black phantom

    ResponderExcluir
  3. a ultima é genial,mostra o que acontece quando você compra jogos piratas você sente na pele :D,faltou a do serious sam 3 em que aparece um escorpião gigante imortal na primeira fase

    ResponderExcluir
  4. A melhor de todas é o Game Dev Tycoon, por que dá uma aula de verdade sobre os efeitos da pirataria, mas Earthbound deve der feito vários jogadores cair no choro depois de meses de jogo.
    Mas a que mais me fez rir foi o Crysis Warhead.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. parado!! se não eu atiro uma galinha heheuheuhehue

      Excluir
  5. Faltou aquele do Serious San, que aparece um escorpião vermelho invencível.

    ResponderExcluir
  6. É, faltaram esses 2...
    Dark Souls 2... apareciam Black Phantons
    Serious Sam III... aparecia um Fast Scorpion imortal

    ResponderExcluir

Deixe aqui um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...