terça-feira, 3 de janeiro de 2012

Fornever: Super Mario's Wacky Worlds


O projeto de Wacky Worlds nasceu na época em que a Philips estava ajudando a Nintendo a desenvolver o nunca lançado SNES-CD. No acordo entre as empresas, a Philips tinha o direito de lançar jogos dos personagens da Nintendo para seu console, o CD-i. Então foi pedido à desenvolvedora NovaLogic, que criasse uma "continuação" para Super Mario World.

A ideia era replicar a jogabilidade de Super Mario World em um jogo ambientado no mundo real, em vez do reino dos cogumelos. Os sprites de Mario e dos inimigos foram retirados do próprio jogo de Super Nintendo, mas apenas os Koopas tiveram seu visual alterado para combinar com o tema de cada área. O jogo também contaria com novos monstros, mas o único presente no protótipo é uma morsa.

As áreas do jogo, teriam como tema lugares genéricos como Grécia, Roma, Egito, navios piratas, cavernas, montanhas geladas, um castelo de cientista maluco, dentre outras coisas do gênero. Ao contrário de todos os outros jogos do Mario lançados até aquela época, os cenários foram todos desenhados a mão, graças ao espaço de armazenamento superior do CD-i.

Mesmo chegando a ter a aprovação da própria Nintendo, o projeto foi cancelado devido ao alto custo e longo tempo que levaria até ser terminado. Ainda querendo um jogo do personagem em seu console, a Philips contratou a Fantasy Factory, que criou e lançou rapidamente o jogo de puzzle Hotel Mario.

Três cópias da versão pré-alpha do jogo foram vazadas, sendo uma vendida no eBay por mil dólares. É de um desses discos que saiu a ROM do jogo que é encontrada pela internet (não confundir com o mod de SMW de mesmo nome). Essa versão tem aproximadamente 80% de sua arte e 30% da programação prontas.


Fonte: Mario Wiki

Eu sei que tinha prometido um post sobre o próprio Super Mario World de SNES, mas como não encontrei muita coisa sobre o desenvolvimento dele e o post estava chato, decidi deixá-lo para depois, e falar hoje sobre Wacky Worlds.

14 comentários:

  1. Ainda bem que este jogo nunca foi lançado, parece ser muito ruim. Acho que não nada que preste desse CD-i.

    ResponderExcluir
  2. isso de "não encontrei muita coisa" de Super Mario World do Snes é sério? ou é sacanagem pq achou muita coisa e deu preguiça? hehehe

    mas pô, legal esse mário aí hein... queria ter jogado!

    ResponderExcluir
  3. @luix10, não achei muito material interessante de como foi desenvolvido o Super Mario World (concept arts, etc).

    ResponderExcluir
  4. MANO QUE CARA RUIM QUE ACHARAM PRA JOGAR O DEMO KKKKK ATE MINHA MAE E MELHOR>

    ResponderExcluir
  5. mais fake impossível. a nintendo nunca produziria uma merda dessa, com esquimós no egito e mapas sem noção. fake mto mal feito.

    ResponderExcluir
  6. @Anônimo, você não deve conhecer os Zeldas toscos pra CD-i. Pesquise antes de chamar as coisas de fake.

    ResponderExcluir
  7. caras isso ai é so uma amostra, o jogo nao chegou a ser concluido, so tem 30% de programação, com certeza há varios Bugs... se fosse para ser lançado, com certeza iria ser completo, e mto bom o jogo !

    ResponderExcluir
  8. o máximo que achei foi alguma coisa no mariowiki...

    http://www.mariowiki.com/Super_Mario_World/Beta_elements

    ResponderExcluir
  9. e alguma coisa aqui
    http://www.snescentral.com/article.php?id=0000

    espero não estar sendo chato hehe
    é que pensei que como é um jogo tão significante a net estaria abarrotada de curiosidades e tal... mas parece ser difícil achar material desse tipo mesmo...

    ResponderExcluir
  10. não digo que o projeto é Fake, mas o vídeo é de certeza, a Nintendo nunca faria uns cenários tão genéricos, e se prestar atenção a musica foi inserida depois.

    ResponderExcluir
  11. axei o jogo muito bom. nao posso dizer q eh fake ou nao. quem sou eu p julgar. mas mesmo assim, serei um eterno fã de mario. e adoraria poder ter jogado esse jogo

    ResponderExcluir
  12. Ja foram lançados milhares de hacks pro mario, me lembro de ter jogado um na minha infancia no nes um em que ele se transformava em uma bola, tipo um tatu, nao me lembro o nome que era, mas era bem legalzinho, nao duvido que ese seja um desses hacks...

    ResponderExcluir
  13. Eu acho que era o Somari o que você falou acima.

    ResponderExcluir
  14. Old, mas enfim, não é fake, não era a Nintendo que estava fazendo, num acordo entre Nintendo e Philips a Philips acabou levando o direito de produzir alguns jogos com personagens da Nintendo, como Mario e Zelda e fez essas atrocidades, os de Zelda por exemplo são tragédias que nem a pior das produtoras seria capaz de lançar, mas foram.

    ResponderExcluir

Deixe aqui um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...