sexta-feira, 6 de janeiro de 2012

Blazing Star, a origem do FAIL



Blazing Star é um shoot 'em up desenvolvido pela SNK como sucessor de Pulstar e lançado em 1998 para o Neo Geo. Na época, ele era apenas conhecido pela ótima jogabilidade, altíssima qualidade gráfica (com sprites pré renderizados em 3D) e por ter uma tradução para o inglês muito mal feita.


Péssimas traduções japonesas são conhecidas como "engrish", e eram muito comuns em jogos, principalmente das gerações 8 e 16 bit, que eram rapidamente trazidos para o ocidente, sem ter sua tradução revisada por alguém que realmente conhecesse a língua inglesa. Blazing Star, mesmo sendo um jogo muito mas recente, ainda sofria desse mal (assim como muitos outros jogos da SNK), e era quando você não conseguia completar seu objetivo, que apareciam as palavras:
“YOU FAIL IT!
YOUR SKILL IS NOT ENOUGH
SEE YOU NEXT TIME
BYE BYE.”

Não é certo como ele começou a se transformar em meme, mas as primeiras citações a ele na internet tiveram início por volta de 2003, com mensagens com "You Fail" ou posteriormente, apenas "Fail". Mas foi em 2004, quando o termo começou se popularizar, e internautas começaram a procurar vídeos e imagens com o termo "Fail", de acordo com o Google Trends. Hoje, ele não é só um dos memes mais populares, como também já foi incorporado ao vocabulário popular.

E aí, acham que isso é verdade, ou esse post é um grande fail?

3 comentários:

Deixe aqui um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...