terça-feira, 29 de novembro de 2011

Um ano de NeoGamer


Eu realmente queria evitar um post manjado sobre o aniversario do blog, mas acho inevitável parar e refletir sobre o que é ter um blog de games.

A inspiração

Acredito que o grande incentivador para a criação desse blog foi o podcast NowLoading, que pra mim foi a melhor coisa que já passou pela "blogosfera gamer brasileira". O foco dele não era em lançamentos ou em nostalgia cega, mas nas histórias e curiosidades que cercam o mundo dos games, tudo feito com muita pesquisa e qualidade. Ao procurar mais informações sobre o que era falado no podcast, eu percebi que eram poucos os blogs em português que tinham esse tipo de conteúdo (atualmente, o único lugar com os episódios disponíveis é aqui).

Então, comecei a pesquisar e no inicio fiquei muito interessado em textos sobre jogos cancelados e conteúdo descartado de jogos lançados, e cheguei a criar uns textos sobre o assunto no NeoSeganet, um fórum do qual participo. Pensei em criar um blog apenas sobre esse assunto, mas no fim achei que não era necessário haver uma versão brasileira do Unseen64. Depois, comecei a pensar em um blog que além desse conteúdo, também tivesse as histórias sobre o que está por trás dos games, que eu tanto gostava de ler. Quando anunciaram o fim definitivo do NowLoading, decidi que era hora de por em prática as minhas idéias, e sem ter o menor conhecimento sobre Blogger ou HTML, criei o NeoGamer.

Pondo em prática

Visual do blog a partir de sua segunda semana
No primeiro dia do blog, já publiquei  os primeiros textos das colunas (com nomes inventados na hora), como TimeLine, Fornever e a OldReview (que pretendo tonar mais frequente em 2012). Uma certeza que eu tive nessa época, é que o conteúdo precisava ser diário, pois nunca gostei de entrar em um blog e não encontrar nada de novo, mesmo que seja algo simples, e então nesses 365 dias de blog, apenas três não tiveram postagens, o dia de natal e os dias do caos aqui na região serrana do Rio, pois não havia energia elétrica em boa parte da cidade.

Os dois banner que estão no topo do post, são o terrível banner temporário, que ficou apenas alguns dias no blog (tenho certeza que ninguém lembra dele), e o banner inspirado no meu hype em Portal 2, que ficou até abril no blog, quando foi substituído por um que tinha sido criado para o Fórum NeoSeganet, mas descartado em uma votação. Agradeço ao SagaOPC e ao Demolay por terem me cedido a sua criação. O visual do blog em geral, não mudou muito de lá pra cá. Sei que não é um blog muito bonito, e bastante pesado, mas gosto muito de como ele está.
Protótipos do banner do fórum, que depois virou o banner do blog
Um grande erro meu no início foi achar que um blog de games também precisava ter notícias, foi um erro, pois quando alguém entrava na página inicial e via um bando de notícias, achava que era apenas mais um blog de cópia de textos do Eurogamer e nem prestava atenção nos posts diferenciados, que são o grande destaque do blog. Uma dica que eu dou: Não crie um blog de notícias. Já existe 10 vezes mais blogs de notícias sobre games do que realmente é preciso, quem está interessado em notícias, vai procurá-las em sites grandes. Se você quer ter um blog, corra atrás de um conteúdo diferenciado.

Nos primeiros meses, como acredito que aconteça com todos os donos de blogs, realmente cheguei a pensar em desistir, pois parecia que eu estava escrevendo para ninguém, pois o feedback dos leitores era, e ainda é baixo. Mas como tempo, com o aumento de acessos diários, e alguns elogios, mudei minha visão, e agora me foco em criar conteúdo que pelo menos acrescente algo de bom para o buraco infinito que é a internet, mesmo sem ter uma recompensa direta. Ainda que a falta de comentários em posts muito trabalhados, como o de sexta, ainda me desanimar um pouco.

Acredito que a pouca participação dos leitores seja devido ao tipo de escrita do blog, mais informativo do que opinativo, além de grande parte do conteúdo ser de textos traduzidos, o que gera menos interesse das pessoas em discutir o tema .

Ainda preciso de ajuda

Quem acompanha o blog a mais tempo, com certeza notou que a quantidade de conteúdo do blog diminuiu bastante depois dos seis primeiros meses, mas estava impraticável manter a quantidade de conteúdo do início. A ótima parceria com o Nerd, Uai!, que no começo era apenas para as legendas do AVGN, mas agora é grande parte do que é publicado semanalmente, é o que mantém os posts diários. Em setembro fiz um texto sobre isso, onde dei espaço para que os leitores pudessem criar textos próprios, e me ajudarem com a tradução outros. Dos leitores que se mostraram interessados no começo, poucos realmente chegaram a criar ou ajudar em algo, e desses poucos, nenhum permaneceu muito tempo, e voltei a fazer tudo sozinho.

Hoje estou novamente oferecendo espaço para os leitores do blog que queiram se oferecer para fazer algo dentro da proposta do blog, ou até mesmo algo totalmente diferente, não tenham medo de me mostrar suas idéias. Também voltei a procurar interessados em me ajudar com a tradução de textos em inglês, o que seria de grande ajuda, e pessoas com vontade de cuidar de colunas mais simples, como a Flash, GameArt e Game Music. Entrem em contato pelos comentários do blog ou por e-mail:  neogamerbr@yahoo.com.br

Agradeço a todos que acompanham o blog, participam dos Challenges, comentam e divulgam os posts. Tiro um tempinho do meu dia para me dedicar a esse blog porque realmente gosto de descobrir e compartilhar curiosidades sobre meu passatempo favorito.

E preparem-se, pois em janeiro trarei novidades.

10 comentários:

  1. Parabéns ao Blog NeoGamer! Que continue evoluindo e trazendo este ótimo conteúdo, que nos faz relembrar, curiosidades e as histórias de todas gerações dos games!Ótimo trabalho!
    Apesar de nunca ter publicado um comentário, sou leitor assíduo do blog quase que desde a sua criação. Eu adimito ser um dos que não da retorno ao blog de forma direta, mas no meu caso, eu não comento em quase nenhum lugar pelo fato da área de comentários da maioria dos sites e blogs terem se transformado em verdadeiros campos de guerra, e isso me desânima muito. Mas vou passar a dar as caras por aqui, o blog merece isso de seus leitores.

    ResponderExcluir
  2. Sou fã do conteúdo do Neogamer e da sua proposta. Olhando tudo que já foi publicado, é difícil de acreditar que só tem um ano! Eu jurava que tinha pelo menos dois! Muito sucesso ao camarada Nobody_joe! Não desanime porque o começo é solitário mesmo e ser original não tem o reconhecimento merecido, infelizmente. Mas saiba que tem uma galera que te acompanha e te admira!

    ResponderExcluir
  3. Cara, parabéns ae!
    Raramente comento, mas vejo todo dia. Só uma coisa a respeito do que você disse:
    sobre os textos serem mais informativos do que opinativos, não mude isso, e se o fizer faça muito discretamente, porque blogs onde você "sabe da vida" ou é obrigado a ler a opinião do blogger tem demais por aí, e pessoas como eu não se interessam por este tipo de conteúdo.
    Nem percebi mas acabei botando minha opinião.. hehehhe
    Mas é isso aí.

    ResponderExcluir
  4. Parabens!! Foi uma grande descoberta encontrar seu blog, é possivel ler todas as materias independente da epoca, ao contrario das noticias Control-C,control-V de outros blogs de noticas. Parabens e vida longa!

    ResponderExcluir
  5. Faço das palavras do Rael as minhas. Vejo o blog praticamente todos os dias , ja ha algum tempo so que nunca comentei , mas e que eu tenho o tempo bem corrido ae as vezes penso '' ah, meu comentário nem vai fazer diferença, deixa pra la'' , so que faz diferença né.
    Eu adoro principalmente as TimeLine e o Fornever .
    Eu achei o blog muito por acaso por causa dos videos do AVGN (e ocasionalmente, acabei conhecendo o Nerd Uai... e algo bem curioso, mas eu n tenho ele nos favoritos, eu sempre entro no NeoGamer, vejo os posts novos e depois clico no banner por aqui xD não me pergunte pq disso, cada doido com sua mania ne), mas mesmo não tendo tanto tempo para jogar igual antes , eu ainda sou uma pessoa muito curiosa, e o conteúdo do blog me agrada muito (E não so a mim, volta e outra vejo algo interessante sobre um game em comum e acabo mandando o link para os amigos , e inevitável )
    De hoje em diante vou tentar comentar mais no blog, continue com o ótimo trabalho .
    (OBS: Confesso que nunca nem sequer abrir um "Challenge" , mas e como eu disse, eu sou uma pessoa bem esquisita xP)

    ResponderExcluir
  6. Parabéns por tudo ! E que venha mais um ano pela frente. Sou fã desse blog a bastante tempo, adoro ler sobre games cancelados e segredos obscuros que poucos sabem. Peço desculpas por nunca ter comentando (falta de tempo é um problema u.u), mas continue assim, sempre melhorando.

    ResponderExcluir
  7. Parabéns pelo Blog. É Muitos parabéns pelo trabalho que vem feito. Não lembro o assunto no momento, mas estava procurando algo no Google e acabei achando o NeoGamer, para minha felicidade achei um ótimo site sobre games que traz assuntos é curiosidades fantásticas. Como você deve saber, venho comentando suas matérias quando tenho tempo para lê-los, como o TimeLine do Resident Evil que ainda não comecei a ler.
    Através do Neogamer que conheci a serie AVGN. Curto muito os Challenges, para mim que tenho “alguns” anos como gamer, é um grande desafio identificar os jogos e também para descobrir outros que não conhecia. Nobody_joe não desamine se os comentários são poucos ou nulos, você esta fazendo um fantástico trabalho. Tenha certeza que muita gente está vendo seu site. Sucesso e vida longa ao NeoGamer!!!

    ResponderExcluir
  8. Parabéns Neogamer! Eu gosto muito daqui e os posts são demais! Mesmo não comentando muito, tem o meu apoio. Não me lembro como encontrei o blog, mas foi realmente um achado. Que continue assim sempre!

    ResponderExcluir
  9. Parabéns ao blog, sempre com conteúdos e posts mto bons. Infelizmente não tenho mto tempo pra participar tanto postando mas acesso diariamente o blog via RSS... Longa vida ao Neogamer.

    ResponderExcluir
  10. Parabéns ao Blog pelo 1 ano de vida!
    Acesso o NeoGamer praticamente todos os dias. Na minha opinião, quando o assunto é conteúdo, é um dos melhores ( ou até o melhor ) blog nacional de jogos!
    Parabéns!!!

    ResponderExcluir

Deixe aqui um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...