sexta-feira, 23 de setembro de 2011

Friendship - A evolução dos jogos de corrida: A primeira década


No segundo post da coluna colaborativa do blog, trago um post do Fórum Neoseganet, do qual participo faz algum tempo. Esse post é do Road Warrior, um verdadeiro jogador old-school, que já jogava arcade antes de nós nascermos. Em breve trarei mas posts do Neosoganet (sempre com a autorização de quem escreveu), onde sempre surgem bons textos que merecem ser lidos por mais pessoas.

Se você quiser divulgar os posts de seu blog ou site aqui no Neogamer, como já fez o Blog Tecle #1, envie um email para neogamerbr@yahoo.com.br com o link do seu post.

Jogos de corrida. Os 10 primeiros anos, escrito por Road Warrior.

Dizem que primeiro game de "corrida" (ou quase) foi Astro Race (Asteroid misturado com corrida) desenvolvido pela Taito em 1973, bastante raro e ruim, alias todos os jogos que lembram uma corrida (do início a meados dos anos 70) eram ruins de jogar, efeitos sonoros eram algo raro, e sempre em preto e branco. Materiais sobre esses games são raridade, inclusive pela internet.

O primeiro "notável" foi o arcade Night Driver, lançado em 1976 pela Atari
Primeiro game de corrida com visão "interna", e também primeiro game de corrida com jogabilidade humana. Note que o capô do carro é na verdade um adesivo colado na tela, mas não se engane com a idade e a gambiarra do adesivo, Night Driver possui jogabilidade decente e bons efeitos sonoros.

Entre 76 e 80 saíram alguns games de corrida vistos "de cima", o melhor exemplo desse período é Monaco GP (não confunda com Super Monaco GP):

Monaco GP foi criado pela Sega em 1980, notem as mudanças na pista, ela vai ficando estreita, vai anoitecendo e etc, ótimo jogo, e raríssimo nos dias de hoje.

Ainda em 80, não podemos deixar de lembrar de Rally X, feito pela Namco, mas, foi a segunda versão desse game que realmente fez sucesso, New Rally X, 1981:

A música de New Rally X me faz voltar a ter 5 anos de idade, em 1983, na cidade de Balneário Camboriú-SC, existia um fliperama na terceira avenida (quase esquina com a Av. Central) exatamente ao lado da banca de revistas que existe até hoje, e que tinha New Rally X, lembro que ficava ao lado da máquina por gostar dessa musiquinha, lembranças de uma infãncia feliz.

Voltando ao tópico, ainda em 1981 é lançado o inovador Turbo:

Criado pela Sega em 1981, Turbo inovou com efeitos em escala (VEJAM, PRÉDIOS!) efeitos imitando descidas, a própria visão do carro era inovadora, e outros fatores gráficos imitados nos anos 80, 90 e usados até hoje, a jogabilidade é simples, preocupe-se apenas em desviar dos carros, a idéia era acelerar e curtir os gráficos (lembre-se, estamos em 1981).

Em 1982 a Namco lança Pole Position, sucesso nos fliperamas:

Em Pole Position o jogador tinha que diminuir a velocidade antes das curvas, sendo que os adversários também faziam isso, exigindo boa tática pra ficha não acabar logo, jogadores acostumados com Turbo penavam ao jogar pela primeira vez Pole Position, com isso esse arcade era jogado pelo pessoal mais experiente do fliperama, a piazada corria usando somente a primeira marcha, batia na primeira curva e coisas do tipo... tinha que ser "piloto" pra terminar em primeiro colocado.

Em 1983 a Activision lança o super clássico Enduro, para o sistema caseiro Atari 2600:

Até mesmo quem nasceu depois de 1983 jogou Enduro, era incrível ter esse game de corrida em casa, quem teve um Atari, teve (ou mataria alguém pra ter) Enduro.

1984 - Road Fighter da Konami:

Ótimo e viciante jogo da Konami, recebeu exelentes versões caseiras para Nes e MSX.

Em 85, Hang On:

Alta velocidade (mesmo) ótimos gráficos e boa jogabilidade tornaram Hang On uma figura comum nos fliperamas ao redor do mundo, o arcade em forma de moto era famoso, mais um sucesso da Sega.

Também em 85 tivemos o interessante "puzzle-race" City Connection:
Curiosidade: o carro no game é um Honda City daquela época.

Em 86 a Sega inova pra valer, lançando Out Run:

Melhor game, melhor gráfico, melhor trilha sonora e melhor jogabilidade dentre os games de corrida dos anos 80, o salto conseguido foi enorme, nasce aqui um grande clássico, o qual fecha com chave de ouro os 10 primeiros anos dos games de corrida.

Causos de uma época onde muitos aqui ainda não tinham nascido, na sequência nasce Super Monaco GP (Sega), Chace HQ (Taito), Turbo Outrun em 1989 e iniciando os anos 90 Race Drivi'n (Atari), logo chega Outrunners e por ai vai, mas isso fica pra outro dia.

2 comentários:

  1. NUSS!! Esse New Rally X, meu tio adorava esse jogo, ele tinha um emulador ( eu era pequeno, na epoca pra mim tanto fazia o que era, desde que eu pudesse jogar xP) que tinha esse jogo, mto foda xD

    ResponderExcluir

Deixe aqui um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...