terça-feira, 28 de junho de 2011

Video Game Vault Legendado - Final Fantasy


Como vocês poderão assistir no VGV dessa semana, nem todo mundo gosta de RPG, o próprio Craig (o narrador) precisou de alguém para fazer o review por ele. Baseado nisso, essa semana a enquete é sobre os RPGs clássicos de turno. Vocês gostam? Votem e deem suas opiniões nos comentários.

A minha opinião é a seguinte: A mecânica dos RPGs de turno foi criada numa época que era inviável fazer um jogo com exploração e história e um sistema de batalha complexo, o problema é que as pessoas se apegaram a essa jogabilidade ultrapassada, obrigando os produtores a usá-la infinitamente. Não tenho nada contra os RPGs, só não gosto mais da ideia das batalhas em turnos. Gosto muito dos RPGs que trazem sistemas de batalha em tempo real, como Rogue Galaxy e sou um grande fã da série Kingdom Hearts.

Acessem também o Fim dos Tempos Hoje, que está por trás desse ótimo trabalho de tradução.

Obs: Eu acabei não sendo bem claro em uma coisa: Essa é uma discussão sobre RPGs japoneses, eu não fiz o post pensando em jogos como Elder Scrolls ou Mass Effect (duas séries que gosto muito).


3 comentários:

  1. Eu tb concordo que o sistema de turnos tenha se tornado ultrapassado e a maioria dos jogos o mantem pra agradar o pessoal mais tradicional, mas eu acho q da pra fazer um sistema de turnos q seja moderno e funcione, basta torna-lo algo alem de apertar x para escolher ataque em todas as lutas q nao forem de chefes, como exemplo pokemon, que eh bem complexo e o sistema de turnos é mil vezes melhor q os sistemas de ação q existem em jogos spin-offs.

    Meu sistema de jogabilidade favorito nos RPGs sao os que envolvem "estrategia" tipo Final Fantasy Tactics, nesse momento estou jogando um q é excelente, Tactics Ogre de psp, alem de ter historia/musicas/graficos de um otimo rpg, todas as lutas são desafiadoras, o q torna o jogo desse estilo pra mim sempre agradavel.

    E sobre os rpgs de ação, meu problema com eles eh q as vezes a jogabilidade fica mto parecida com jogos de ação, ou tb fica mto simples, por exemplo Oblivion ou Dragon Age a jogabilidade eh de ação mas travada na medida certa(na minha opinião), ja o excelente Mass Effect 2 a jogabilidade ta mais pra uncharted do q pra qualquer outro jogo de rpg, e acaba n ficando tão boa quanto um jogo de ação, nem tão profunda quanto um de rpg.

    A proposito, parabens pelo blog, sempre leio mas acabo esquencendo de comentar, acho os assuntos abordados excelentes.

    ResponderExcluir
  2. Discordo que sistema de turno seja "ultrapassado". É um sistema que adiciona estrategia no jogo, quando bem implementado. Contudo, um bom RPG não precisa necessariamente que seja em turno.

    Classicos como Ultima VII, utiliza um sistema de turno, sendo um jogo com uma grande historia e um imenso mapa para explorar.

    O que divide os jogadores de RPG não é a jogabilidade, "sistema de turno" VS "batalha em tempo real", mais sim os jRPGs e RPG ocidentais.

    ResponderExcluir
  3. tbm discordo do termo ultrapassado. A geração de gamers modernos q se acostumou apenas com ação desenfreada ou mega realismo.

    Considero isso uma grande perda para os games em geral. O estilo de gameplay tem a ver com a interação que é planejada para aquele mundo, ou seja, o criador é quem define como vc irá interagir. Se antigamente era por falta de tecnologia, acabou criando todo um estilo de jogo, que se definiu por si próprio.

    Video games são isso são JOGOS, e não simuladores de realidade, pq ainda estamos bem longe disso. Então, a maneira como nos relacionamos com o jogo varia, e deveria variar ainda mais, de um jogo pra outro. RPGs por turno bons ainda existem e tem material diferente nos seus sistemas, mas a mentalidade de que isso é ultrapassado cega muitos, como no caso do criador desse post.

    Compare com banco imobiliário. É ultrapassado pq é em "turnos" ou o jogo foi concebido assim e funciona bem? Afinal, jogos são jogos. Entendeu?

    ResponderExcluir

Deixe aqui um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...