terça-feira, 22 de fevereiro de 2011

Jump Bug, o primeiro jogo de plataforma side-scroller


O sucesso gigantesco de Super Mario Bros ajudou a fazer os jogos de plataforma side-scroller o gênero líder por duas gerações. Nem antes nem depois existiu um tipo de jogo que dominou de forma tão impressionante a indústria. Mas a rolagem da tela em jogos de plataforma não começou com o Super Mario, ou mesmo seu precursor mais direto, Pac-Land.

O scrolling apareceu pela primeira vez em Jump Bug, uma colaboração entre a Alpha Denshi e Coreland, que foi lançado nos arcades americanos em dezembro de 1981 (a data exata do lançamento japonês não estão disponíveis, mas pode realmente ter sido depois). Numa época onde Donkey Kong ainda era amplamente copiado, Jump Bug seguiu outra direção, sem ser influenciado diretamente pela obra de Miyamoto.

Em Bug Jump, o jogador controlava um Fusca saltitante, que nas fases iniciais, o salto plataforma era limitado a apenas alguns simples pulos sobre os telhados e as nuvens, mas ao chegar a quarta fase, é que o jogo realmente se parece com o gênero que conhecemos e amamos, com um labirinto de plataformas que rola em todas as quatro direções.

Os criadores de Jump Bug, provavelmente nem sequer pensaram em seu jogo como sendo do mesmo gênero de Donkey Kong, e muito menos a sua evolução próxima. Os Jogos de plataforma evoluíram em sua própria direção, e quando finalmente apareceu o side-scroll, era mais do que apenas uma extensão dos jogos multi-tela como Pitfall, era uma revolução, mas que seu pioneiro acabou ficando conhecido apenas como um pequeno jogo de arcade de 1981.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...