sábado, 4 de abril de 2015

Fornever - Prey 2


Assim como Duke Nukem Forever, o primeiro Prey foi um dos projetos iniciados pela 3D Realms no final dos anos 90, que levaria uma década para ser lançado. Prey só chegou ao consumidor final no inicio da geração passada e foi um dos primeiros grandes FPS do Xbox 360 e se tornou um jogo cult. As últimas palavras que aparecem no final dele são "Prey will continue...".

Em 2011, depois de comprar os direitos da série, a Bethesda anunciou que uma sequencia estava em desenvolvimento e seria lançada no ano seguinte para PS3, X360 e PC.

Ele estava sendo desenvolvido pela Human Head Studios (mesma produtora que finalizou o primeiro jogo) e utilizava a Unreal Engine 4. Na E3 daquele ano foram revelados mais detalhes. O protagonista não seria mais Tommy, o índio do primeiro jogo, e sim um novo personagem, que seria abduzido e levado para um planeta alienígena, onde se tornaria um caçador de recompensas. O trailer em CG apresentando o cenário e as propostas de jogabilidade prometidas pela produtora foi um dos principais destaque da feira.


Em 2012, o jogo voltou para a E3, agora com uma demo jogável. O que mais impressionou os jornalistas que puderam ver o jogo rodando foi o mundo aberto, as possibilidades de escolha de como capturar cada um de seus alvos e a jogabilidade fluída e com movimentos acrobáticos. Ele foi descrito como uma mistura de Mass Effect, Fallout, Mirror's Edge e Borderlands.

Em 2012, ano no qual Prey 2 deveria ser lançado, começaram a surgir rumores de problemas entre a Bethesda e a Human head. Na época os rumores foram desmentidos pela distribuidora, que em um comunicado oficial explicou que devido à problemas no desenvolvimento o jogo não iria mais ser lançado em 2012. Ainda no final daquele ano, o nome do jogo foi retirado do site oficial da Bethesda.

No inicio de 2013 surgiu um site que aparentemente era um teaser para algo relacionado ao game, mas no fim era apenas um site de fãs que queriam mostrar que ainda havia interesse no jogo.

Em maio de 2013, começaram a surgir rumores que o desenvolvimento de Prey 2 tinha sido reiniciado por outra desenvolvedora. Primeiro veio o nome da Arkane Studios (desenvolvedora de Dishonored) e depois da Obsidian Entertainment (Kotor / Fallout New Vegas).

Mas tudo teve um fim em outubro de 2014, durante a PAX Austrália, onde o vice presidente da Bethesda Pete Hines, confirmou o cancelamento de Prey 2. Em uma entrevista ele disse que o projeto nunca havia chegado no patamar de qualidade previsto pela empresa, e que mesmo sendo uma decisão difícil, eles optaram por cancelar o projeto.

Na mesma entrevista Hines deixa um pouco de esperança para os fãs de Prey, dizendo que essa é uma franquia que a Bethesda ainda acredita ter grande potencial.

Fontes: IGN, Wikipedia

2 comentários:

  1. é uma pena. mesmo que eu ache que esse gameplay baseado em captura de alvos pareça um pouco repetitivo, o produto final parecia estar ficando bom. confesso que eu ficaria mais empolgado com o anúncio de um Dishonored 2 do que com este jogo em especial.

    ResponderExcluir
  2. O primeiro jogos foi muito bom inovador pro tempo, mas esse segundo vai ser igual o Duke Nuke vai ficar Muito fraco, não vai vender quase nada e vão enterrar a franquia.

    ResponderExcluir

Deixe aqui um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...