quinta-feira, 5 de setembro de 2013

Underground - O passado obscuro de grandes produtoras (especial Rockstar)


Continuando simultaneamente o mês de GTA e os posts sobre jogos que certas produtoras fizeram e vocês nem sabiam, nesse post vocês conhecerão os antigos jogos desenvolvidos por vários estúdios que hoje fazem parte da Rockstar Games ou jogos que que hoje não se encaixariam no "estilo" da empresa, mas foram distribuídos por ela.

Rockstar Leeds

Leeds, o estúdio da Rockstar responsável pelos jogos portáreis da empresa, que desenvolveu GTA Liberty/Vice City Stories para PSP e Chinatown Wars para DS, e também portou vários outros jogos da empresa, antes de ser comprado pela Rockstar em 2004 se chamava Mobius Software e trabalhou em versões para GBA de jogos bem menos atrativos.

A versão para consoles de Barbie Horse Adventures (PS2 e Xbox), desenvolvida pela  Blitz Games, está na lista de muitos sites como um dos piores jogos da história, já a versão portátil, desenvolvida pela Mobius (atual Leeds), é tão obscura e irrelevante, que não há informações suficientes para se poder dizer se ela é boa ou não. Tirem suas próprias conclusões com o vídeo abaixo (os comentários em alemão só ajudam):


Rockstar San Diego

Anteriormente conhecido por Angel Studios, o hoje estúdio de San Diego da Rockstar já trabalhou em alguns projetos bem inesperados. De acordo com minha pesquisa, o primeiro trabalho deles foi em 1996, na produção das cutscenes do jogo Mr. Bones, para Saturn (desenvolvido pela Zono).


Mas o primeiro destaque da produtora foi no port de Resident Evil 2 para Nintendo 64, que inacreditavelmente conseguiu alocar o conteúdo de dois CDs em um cartucho de 64 Mb. A empresa começo a ser conhecida após o lançamento de seu Midnight Club, depois disso ela foi comprada pela Rockstar e continuou trabalhando em seus jogos de corrida (e um tal de Red Dead Revolver) até receber a responsabilidade de criar a engine gráfica proprietária da Rockstar, a RAGE (Rockstar Advanced Game Engine). No processo de criação da engine surgiu um jogo de tênis de mesa, que ficou tão bom que a Rockstar resolveu lançá-lo, e assim surgiu Table Tennis, um dos poucos jogos da empresa com classificação livre.


Depois disso eles trabalharam na continuação de um jogo mediano e não muito conhecido, transformando-o em um clássico instantâneo, Red Dead Redemption.

Rockstar North

Se vocês já acompanham o NeoGamer a algum tempo já devem saber que a Rockstar North começou como DMA Design e o seu primeiro sucesso foi Lemmings, e não apenas um Lemmings, mas também em Oh No! More Lemmings, Christmas Lemmings 1993, Lemmings 2: The Tribes, All New World of Lemmings e Christmas Lemmings 1994. Depois disso os direitos da série ficaram na mão da distribuidora, a Psygnosis (atualmente parte da Sony).

A DMA nunca foi uma empresa de fazer jogos com jogabilidade e design comuns, eles sempre optaram por projetos bem excêntricos, como Uniracers, Body Harvest e Space Station Silicon Valley.


Depois de comprada pela Rockstar, ela se tornou o principal estúdio da empresa, se focado exclusivamente à série GTA (pelo menos até eles finalmente transformarem o projeto Agent em realidade),

Bungie

Isso mesmo, a criadora da série Halo e do vindouro Destiny já teve um  jogo distribuído pela Rockstar, Oni para PS2 em 2001. Se você não lembra desse jogo, não tem problema, é porque ninguém tinha PS2 em 2001.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...