quinta-feira, 29 de novembro de 2012

Dois anos de blog


Antes de começar a escrever esse texto, reli o post que escrevi ano passado para o primeiro aniversário do blog, onde eu me orgulhava do conteúdo diário, reclamava do pouco feedback e falava dos meus planos para o próximo ano. Doze meses depois, tudo mudou. Responsabilidades surgiram, o tempo se tornou escasso, pessoas importantes se foram e continuo aqui, tentando criar conteúdo sobre o que gosto.

Já me perguntei porque continuo a trabalhar no blog, acho que talvez seja a oportunidade de mostrar a outras pessoas coisas que eu acho legais e ver o que elas tem a dizer a respeito. Acho que não tem preço quando alguém saca alguma pequena referência que fiz em um Nobody Plays, ou acrescenta algo de relevante a algum post que perdi horas criando.

O blog cresceu bastante no começo do ano, e aos poucos foi se estabilizando com um bom número de acessos diários e leitores participativos, o que deixa qualquer um que tenta emplacar seu blog muito feliz. Infelizmente, ao mesmo tempo que a visibilidade do blog cresceu, o conteúdo diminuiu, afastando alguns leitores mais antigos.

Hoje, a grande maioria do conteúdo do blog tem sido possível graças aos colaboradores fiéis, que sempre estão por aí ajudando. Há quase dois anos vocês assistem aqui os vídeos traduzidos do Mangekyou54 / Nerd, Uai!, mais recentemente chegou o Henrique, que sempre me ajuda a traduzir textos e fazer com que vários posts planejados a muito tempo possam finalmente sair, e o Ash, que chegou do nada  e me apresentou seus projetos com muito potencial que hoje já são de grande qualidade. Também preciso lembrar de todos que contribuíram de sua própria maneira no decorrer do ano. Sem todos vocês, não sei se o blog teria continuado.

Em janeiro desse ano comecei no meu primeiro emprego, estou ralando pra valer. O único real ponto negativo disso, foi a minha perca quase total de tempo livre, o que faz com que eu não possa trabalhar no blog como antes. Como disse há um ano, odeio entrar em um blog e não ter nada de novo nele, e aqui, tento trazer o máximo de conteúdo semanal possível, como as colunas Weekly Trivia e Nobody Plays, mas isso acarreta na falta de posts mais complexos, que exigem tempo para serem criados, pois não posso ficar uma semana criando algo e deixar o blog parado.

Para poder botar em práticas algumas idéias que tenho para o próximo ano (como uma coluna que faça paralelos entre filmes e jogos com temáticas parecidas), eu gostaria de pedir (mais uma vez) a ajuda de vocês. Eu gostaria que leitores interessados me ajudassem a cuidar do conteúdo diário, com posts  com temática gamer sobre músicas, artes, coisas antigas e qualquer coisa que vocês curtam, e acham que seria legal de fazer, os interessados não precisam se preocupar com prazos ou cobranças, quem quiser colaborar com um post por mês, já será de grande ajuda.

Para começar essa colaboração, eu gostaria de que algum interessado assumisse a coluna Weekly Trivia, pois acho que ela foi uma boa adição ao blog, e não quero que ela acabe. Quem tiver interesse em trabalhar nela, mas acha que não consegue achar tantas curiosidades para postar, não se preocupe, pois passarei todas as minhas fontes e também ajudarei no conteúdo.

No ano passado, dei dicas para quem quisesse começar o seu próprio blog, hoje já não sei se aquilo ainda se aplica. A maioria dos internautas já sabem onde obter o conteúdo popular, se eles quiserem notícias, vão direto no Kotaku, ou no Ctrl+C, Ctrl+V Gamevicio, se eles quiserem reviews, irão escutar um podcast, se eles quiserem um gameplay comentado, assistirão o Nerd Player. Atualmente, acho que o mais importante é se criar algo totalmente diferente, mas também não adianta criar algo assim e querer que sozinho isso tenha destaque. Um exemplo onde vejo o futuro dessa mídia é o Fênix Down, que agrega o conteúdo de vários colaboradores (com ou sem sites próprios) em um mesmo lugar, ajudando na divulgação de todos.

Por isso, acho que quem quer criar conteúdo deve se unir, por isso se vocês tem algum projeto menor e querem divulgação, ou tem algo maior que o NeoGamer, e gostariam de ter a minha contribuição, é só entrar em contato.

Para o próximo ano, pretendo continuar o que tem dado certo em 2012, como o Nobody Plays, trazer colunas como a Challenger e a TimeLine de volta e começar a me focar em escrever meus próprios textos, pois acho que o foco tem sido grande demais em traduções, e acho que o blog carece de conteúdo original. Pretendo me focar menos nas colunas do blog, e simplesmente falar minhas opiniões sobre o que estou jogando. E preparem-se, pois até uma pequena promoção está vindo por aí.

Então, se você curte o blog, mas está desanimado com o pouco conteúdo, mantenha-se por aí, que o próximo ano promete ser melhor.

14 comentários:

  1. Dois anos, só?! Eu jurava que o NeoGamer já estava aí há mais tempo! Já tem cara de veterano de tanto conteúdo que tem. Pode parecer que saem poucas atualizações por semana, mas é melhor poucas e relevantes do que muitas que são só notícias sem opinião ou material descartável.

    Parabéns pelo ótimo trabalho!

    (e que voltem os Challenges!)

    ResponderExcluir
  2. Dois anos? hehehe.. Bem, conheci o NeoGamer ano passado. Lembro até a matéria que me fez eu vir até aqui através do Ocioso, o making of do Prince of Persia. Além do post muito bacana, tinha uma conteúdo excelente. A partir daquele dia o NeoGamer foi salvo nos meus favoritos no browser. Continue assim e sucesso.

    ResponderExcluir
  3. DOIS ANOS! nooossaa!!!
    Meu blog começou praticamente junto com o seu.
    O NERDingOw foi um dos seu primeiros "parceirinhos"! fez 2 anos tbm no dia 23 de novembro. ^^'

    Acompanho o trabalho de vcs durante todo esse tempo, e digo, vcs tão de parabéns! ótimos artigos.

    Se quiser fazer troca de posts, como mencionou no seu post, poderemos conversar, pois tbm tento trazer conteúdo mais original possivel para o meu blog.

    Parabéns aê!
    o/

    ResponderExcluir
  4. Poxa, dois anos já?
    Parabéns cara!
    Blog está crescendo bastante e tem tudo pra continuar assim.
    Post excelentes,vídeos informativos e engraçados... Assim que tem que ser!
    Novamente, parabéns!

    ResponderExcluir
  5. dois anos nem sabia eu comecei a ver seu blog ano passado acho que foi no final de 2011 rsrs sempre gostei das colunas do fornever acho que isso me trouxe ao site sempre entro para ver o que tem de novo tomara que venha com tudo ano que vem isso é se o mundo nao acbar hauhauhauahuahua,sorte nesse final de ano e ano que vem vou sempre acompanhar o blog falows

    ResponderExcluir
  6. Eu acompanho o blog a bastante tempo, não comento nas publicações por falta de tempo mesmo, mas queria parabenizar a NeoGamer e todos os seus colaboradores pelo ótimo trabalho e pela qualidade no conteúdo.
    Que venham mais 2 anos ! Parabéns

    ResponderExcluir
  7. nossa 2 anos eu so acompanho a 6 meses e acho que li todas as materias :p eu entro aqui todo dia mas fico triste quando não acho nada de novo mas comprendo que vc tem sua vida pessoal :D mas continue assim pois o blog ta show

    ResponderExcluir
  8. só conheci o blog neste ano, por meio do Retina Desgastada. mas estou sempre aqui comentando e apoiando da forma que posso.
    o caso das contribuições é meio complicado, pois tempo é uma coisa que poucas pessoas têm de sobra nos dias de hoje.
    mas acho que vc não devia se preocupar tanto sobre as traduções. o seu blog presta um serviço àquelas pessoas que não dominam o inglês (como meu irmão, que nunca comenta mas sempre vem pra assistir os episódios do AVGN).
    a frequência das postagens está totalmente atrelada a sua vida pessoal: se vc não tem tempo suficiente, OS LEITORES do blog têm que aceitar e respeitar isso.
    eu também queria que voltassem os challenges, pois sou novo no blog e ainda não consegui participar de nenhum.

    eu acho que material em vídeo de boa qualidade (como o do Neogamer) é muito escasso na net em geral. eu queria fazer vídeos em meu blog, mas careço totalmente do conhecimento e dos equipamentos necessários para isso. se vc pudesse me dar umas dicas de como começar eu ficaria muito agradecido (tipo, programas que usar; o que eu preciso ter de equipamento e etc.).

    no mais, parabéns pelo blog e, por favor, não desista: tem muito blog sem personalidade por aí e poucos de bom conteúdo.
    Boa sorte nessa nova etapa estamos aí pro que precisar :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Para gravar os vídeos dos jogos, eu uso o Fraps e para editar, eu uso o Windows Movie Maker. Se você for fazer comentários em áudio, recomendo o Audacity.

      Apesar de serem úteis (e grátis), pretendo mudar para outros programas, pois o Fraps é muito pesado e o Movie Maker muito limitado. Para quem está começando, eles são ótimos, mas é sempre bom pesquisar por outros .

      Excluir
    2. Adobe Premiere Pro é um ótimo programa de edição de vídeo, depois que você aprende usar o Windows Movie Maker fica arcaico.

      Excluir
  9. Caraca! Dois anos já? Me lembro do post de 1 ano, parece que foi ontem.
    Sei que ultimamente não tenho comentado muito ou até mandado algumas coisas, mas visito o site praticamente todo dia para ver se tem alguma coisa nova.
    E para o Weekly Trivia, eu poderia traduzir, já que eu sigo o Did You Know Gaming no tumblr e facebook, então ficaria fácil para achar algumas curiosidades :)

    ResponderExcluir
  10. Não lembro como conheci esse blog, mas é um dos meu favoritos. Parabéns pelos dois anos, adoraria ajudar, mas não tenho tempo :/

    ResponderExcluir
  11. Cara, eu infelizmente só fui conhecer seu blog recentemente... que blog sensacional... Um blog de quem é REALMENTE apaixonado por games, que tem bom gosto e escreve bem. Isso tudo junto é muito, muito raro. Sinceramente eu virei fã e reconheço sua dedicação e talento. Acesso diariamente. Meus sinceros parabéns pelo seu trabalho, and... Keep Walking.

    ResponderExcluir

Deixe aqui um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...