segunda-feira, 26 de dezembro de 2011

OldReview - Shadow of the Colossus


Review escrito pela leitora Gabrielle. Saiba como enviar o seu clicando aqui.

Acho que detalhar a história do jogo será desnecessário, já que quase todo mundo a conhece, mas aqui vai um pequeno resumo: Wander vai até uma grande região, chamada de Região Proibida, levando o corpo de uma garota chamada Mono, com o objetivo de ressuscitá-la. Para isso, ele tem que derrotar os 16 colossos (ou colossi) que estão espalhados pelo território.


Uma característica que separa Shadow of the Colossus dos outros jogos é que não há inimigos secundários, aqueles que você tem que derrotar pelo caminho, são apenas os colossos. Ele é praticamente um jogo só de chefões.

A história se desenvolve de modo suave, dando ao jogador uma sensação de estar na pele do personagem, fazendo-o jogar cada vez mais, enfrentando cada colosso, se esforçando para descobrir como destruir cada um, com uma grande sensação de vitória, querendo saber o que vai acontecer após cada colosso derrotado.

Não há troca de armas no jogo, você apenas tem uma espada e um arco e flecha, mas o ambiente ao seu redor, na maior parte das batalhas, é um grande aliado. Uma parede, um pilar ou um túnel podem ser essenciais para derrotar o colosso, assim como sua fiel égua, Agro.

O ambiente é detalhado, bonito e bem construído. Compensa as grandes viagens até os colossos. Abismos gigantescos, quedas d'água, planícies e lagos fazem parte desse cenário incrível. O nível de detalhes de cada colosso é grande, fazendo com que eles não sejam tão iguais, como vemos em alguns outros jogos (até da nova geração).

Sua trilha sonora é considerada uma das melhores. Não é a toa. Combina muito bem à batalha, ao ambiente, ao clima do jogo. Até a falta de som é bem equilibrada, de modo que não fique repetitivo.





Um defeito do jogo é a sua câmera. Apesar de ter a função de "resetar" e olhar diretamente para o colosso, muitas vezes ela atrapalha muito, especialmente na hora de se locomover com Agro. A camera não acompanha muito bem o personagem.

Seus controles não são muito complexos, apesar que tive problemas em montar a Agro. Eles são fáceis de memorizar, com poucos comandos, respondem bem e não são cansativos.

A física é impecável. Percebe-se que o tamanho e forma do colosso é afeta o jeito o seu jeito de atacar e locomover. Não é como em alguns jogos onde personagens, mesmo com aspectos físicos muitos diferentes um do do outro, se movem do mesmo jeito, como se a física não existisse.

A evolução do personagem é muito boa. Não quero dar spoilers, mas você percebe que o sacrifício que ele faz para ressuscitar aquela garota muda sua aparência e mostra que ele é um personagem que quer realmente cumprir seus objetivos, independente o que acontece com si mesmo.

Shadow of the Colossus é um jogo incrível e diferente, é essencial para aqueles que apreciam uma boa história, gráfico e trilha sonora. É um jogo com dificuldade média, que requer raciocínio e pensamento rápido. Suas qualidades superam os seus poucos defeitos. Uma verdadeira obra-prima em forma de jogo, que mereceu todos os prêmios que ganhou.

Gabrielle.

6 comentários :

  1. Esse é um dos melhores jogos que eu já joguei na minha vida.
    Gostei do review, mas queria saber um pouco mais da história, que não é lá bem detalhada no jogo.

    ResponderExcluir
  2. Esse jogo é muito lindo, desde o cenário vasto quanto os detalhes dos colossus. Achei esse jogo diferente dos outros, é só você e os colossus e pronto! É muito legal cavalgar no cavalo procurando a localização dos colossus e também (fator crucial) de fazer o jogador pensar de como matá-los. Pena que só tem para plataforma PS2... Queria tanto ele no PC

    ResponderExcluir
  3. "Fiel égua" foi foda xD

    ResponderExcluir
  4. Alexess, eu resolvi colocar apenas um resumo para não dar muitos spoilers para quem não jogou. Mas é fácil encontrar a história completa por ai :D

    ResponderExcluir
  5. Esse sem duvida e o melhor jogo do mundo adoro esse game a historia dele e linda o jogo e fantastico eu ja zerei tantas vezes mesmo assim não me canso não sei esplicar fazia tempo que um jogo não me conquista dessa maneira entre o meu top 10 de games esse nunca saira do primeiro adoro esse jogo esperano ansiozo para ver a nova versao HD do ps3 e o the last guardian que disem ser a continuação o unico que ainda não entendi e o ICO outro jogo que me fassinou apezar de morrer logo no inicio xD

    ResponderExcluir
  6. Se eu não jogasse apenas corrida, até que eu jogaria esse jogo... rsrs

    ResponderExcluir

Deixe aqui um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...