quarta-feira, 29 de junho de 2011

Archeology - O nascimento da id Software


A id  nasceu em 1991, quando os amigos John Carmack, John Romero, Adrian Carmack e Tom Hall, que se conheceram quando trabalhavam na Softdisk (uma revista que distribuía demos de terceiros e desenvolvia pequenos jogos) resolveram fundar sua própria empresa.

Um ano antes, John Carmack e John Romero desenvolveram por conta própria uma engine que permitia o rolamento lateral da tela, na época um feito impressionante, pois os PCs não deveriam ser capazes de lidar com side-scrolling como um console podia (sim, o Nintendinho era bem mais potente que os computadores da época). Eles fizeram uma demo simples, usando os gráficos de um jogo que Romero tinha feito para a Softdisk chamado Dangerous Dave, eles batizaram essa demo de Dangerous Dave in Copyright Infrigement.


Após mostrar essa tecnologia para os seus colegas, eles resolveram refazer todo o Super Mario Bros. 3 encima dessa engine, ficou uma cópia tão boa e fiel do Mario original, que eles resolveram entrar em contato com a Nintendo para tentar licenciar o jogo da empresa japonesa para ser lançado no PC. A Nintendo, obviamente recusou a oferta instantaneamente, mas outra empresa se interessou ​​no trabalho da equipe. Com jogos como Dangerous Dave atraindo muitos seguidores, um representante da Apogee ("atual" 3D Realms) começou a escrever secretamente para Romero, sob o disfarce de um fan, para não alertar a Softdisk, pois eles tinham a intenção de convencer os caras a fazer seus próprios jogos independentemente, utilizando o conceito de shareware, onde uma boa parte do jogo era distribuída de graça, e quem gostasse poderia comprar a versão completa.

Tentados por esta oferta, e se aproveitando da tecnologia que eles haviam desenvolvido para a demo de Mario, a equipe criou um side-scroller chamado Commander Keen, lançado em dezembro de 1990, que rapidamente se tornou um hit.

E foi assim, que em fevereiro de 1991 a id Software deixou de ser "um bando de caras da Softdisk trabalhando em seu tempo livre" e começou a trabalhar como uma desenvolvedora independente de jogos.
John Carmack à esquerda e John Romero no centro
Enquanto continuaram a desenvolver jogos do Commander Keen, eles começaram a desenvolver novos jogos que seriam fundamentais para o sucesso futuro da empresa. Em Abril de 1991, a id lançou Hovertank 3D, um dos primeiros jogos a ser jogado em primeira pessoa no PC.

Em Novembro do mesmo ano, eles vieram com Catacomb 3D, uma adaptação de um antigo jogo de fantasia de John Carmack para sua revolucionária engine 3D.

Estes jogos, embora importantes, por sua capacidade tecnológica para a época, são mais lembrados hoje em dia por serem essencialmente testes para a engine usada em Wolfenstein 3D, lançado em 1992.

Wolfenstein 3D foi um dos primeiros blockbusters do PC, e de lá pra cá, a empresa, mesmo passando por mudanças (como a saída de Romero em 1996) iria lançar clássicos como Doom em 1993, Quake em 1996 e uma série sequências bem-recebidas para ambos, sem contar que eles também são responsáveis pela engine que possibilitou muitos outros jogos de outras desenvolvedoras, como o grande Half-Life.

Agora é só esperar até outubro, quando a id, que não trabalha em nada tão grande desde Doom 3, tentará revolucionar mais uma vez com o seu novo jogo, Rage.

Fonte: Kotaku US (Inglês)

Um comentário:

Deixe aqui um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...