segunda-feira, 27 de dezembro de 2010

Protótipos dos Consoles - Parte 1 - Nintendo

Nes

A primeira tentativa da Nintendo de americanizar o Famicom foi o Nintendo AVS (Advanced Video System). O protótipo AVS envolvia dois controles sem fio com direcionais quadrados em vez de em cruz, uma Zapper bem diferente, um joystick sem fio (opcional), teclado e um gravador de fitas.

Aqui, nós temos a metade do caminho: o R.O.B. já tinha sido inventado, mas a Zapper e controles ainda são baseados no AVS e o visual do console ainda é bem diferente, as fitas que ainda são colocadas por cima são iguais as do Famicom.

Super Famicon

Datado de 1988, esse é o protótipo do Super Famicom. Pouco mudou entre esta versão e a final, com exceção de um misterioso botão com função desconheciada.

Esta revisão posterior é muito próxima do modelo final japones.

Super Nintendo

A Nintento resolveu que também iria alterar o visual do Super Famicon ao traze-lo para o ocidente, abaixo alguns proptótipos:

Se você conhece a história dos videogames, você sabe que um dos eventos mais famosos foi a colaboração da Nintendo e Sony para fazer um híbrido SNES /CD-ROM chamado "Play Station". Aqueles que já tinham o SNES, poderiam, teoricamente, comprar uma unidade de CD-ROM separadamente que seria plugada na parte inferior do console. Mas a Nintendo, que não gostou de cláusulas do contrato original, que dava muitos poderes à Sony, abandonou o projeto, mesmo assim a Sony continuou desenvolvendo seu videogame de forma independente. A Nintendo também tentou o mesmo com a Philips, projeto que também não teve continuidade.

Nintendo 64

O antes conhecido como o Ultra 64, quase não mudou . A maior mudança foi no controle, enquanto a forma básica permaneceu a mesma, o protótipo original tinha um analógico maior e o botão Z tinha forma arredondada.

Game Boy Advance

O GBA passou por várias modificações antes do lançamento:


Gamecube

As maiores mudanças no GC (que era inicialmente chamado de Dolphin) durante o desnvolvimento foram os controles.

Nintendo DS

Protótipo do DS com um Metroid nunca lançado.

Wii

O anteriormente conhecido como Project Revolution teve vários protótipos de controle:

3DS

Recentemente a Nintendo revelou fotos de dois protótipos do 3DS, um com o visual mais clean e outro em que o jogador poderia escolher a posição dos botões direcional e analógico.



5 comentários:

  1. nunca tinha visto falar da sony e nintendo , otima reportagem , parabéns

    ResponderExcluir
  2. Respostas
    1. Nossa, o Game Cube tem só 10 anos no Brasil e 11 no mundo. Considerando que o Famicom tem 29 anos, o GC não tem nada de velho.

      Excluir
  3. O Virtual Boy não teve protótipos revelados.

    ResponderExcluir

Deixe aqui um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...