domingo, 20 de julho de 2014

Post Mortem - Bioshock 2 e Mafia 2 + Promoção


Tecnicamente e comercialmente falando, a sétima geração de videogames terminou. Como forma de despedida, resolvi começar uma lista com os bons jogos que joguei durante esses anos que acabaram ficando para trás e talvez não tenham sido jogados por muitos de vocês. Atualmente a lista conta com mais de 30 jogos, então no atual ritmo do blog, provavelmente levarei mais uma geração até conseguir falar de todos eles.

Por coincidência o leitor LimeSektor doou keys da versão de PC de 3 jogos para serem sorteadas no blog, 2 desses presentes na lista, então decidi começar por eles. No final do post estão as instruções de como concorrer a esses jogos.

Bioshock 2

Bioshock foi um dos principais jogos do inicio da geração, ele elevou os conceito de narrativa e ambientação à níveis raramente vistos anteriormente, e felizmente ele um vendeu muito bem. Mas criar algo assim leva tempo, e a 2K precisava se aproveitar desse sucesso e decidiu, que enquanto a Irrational criaria sua grande nova história, um estúdio menor faria uma sequência direta de Bioshock.

Bishock 2 não tem a mesma ambição de contar uma história  complexa e critica como a do primeiro jogo, ele é apenas m FPS de exploração ambientado no mundo de Rapture, e isso não é ruim. Ele refina vários conceitos de jogabilidade do primeiro jogo, deixando mais fácil a utilização dos poderes em conjunto com as armas de fogo, simplificou os puzzles de hacking, que no primeiro jogo eram longos demais e se repetiam à exaustão.

Aqui o jogador controla um Big Daddy, e conta com armas e habilidades que no primeiro game o jogador apenas via os inimigos usando, o que é bem legal. Para contextualizar o fato de se estar controlando essas criaturas, também há partes onde se deve passar por áreas inundadas, e também missões de de escolta de Little Sisters.


Ken Levine (diretor dos outros jogos da série) repudia a existência desse jogo abertamente, inclusive se referindo à ele como "piece of shit" em conversas informais com jornalistas. Essa continuação evita tocar em temas polêmicos, fazendo coisas como alterar a idade das Little Sisters (no primeiro jogo elas aparentam ter 5 anos, aqui aparentam ter 8). Ele também adicionou distorceu conceitos importantes, apenas para fazer coisas visualmente legais, como a criação das Big Sisters (uma versão ágil dos Big Daddies) e também incluiu de forma forçada um modo multiplayer.

Bioshock 2 pode não ser uma obra de arte, como o primeiro jogo e Infinite, mas não é nem de longe o um jogo ruim, apenas não vá até ele buscando a perfeição encontrada no resto da série.

Mafia 2

Meu gênero de jogo favorito é o sandbox, e no inicio da geração passada houveram poucos jogos do estilo que chamavam a atenção, a maioria eram títulos medianos, como Saints Row 1 e 2 e Mercenaries 2. Em 2008 foi lançado GTA IV, que como todos lembram, foi o maior jogo daquele ano, e ainda consta nos sites de reviews como um dos jogos com maior nota da geração.

E aí veio Mafia 2, um jogo que tentava ser algo diferente de seus concorrentes. Ele é um jogo muito mais focado na narrativa, com um mundo criado quase que exclusivamente para contar sua história de crime fortemente inspirada no filme Os Bons Companheiros. Aqui não há espaço para a diversão descompromissada de se sair explorando o mundo, como em jogos como Just Cause e o próprio GTA.

Na época que foi lançado, Mafia 2 tinha uns dos melhores gráficos e jogabilidade de tiro e direção já feitos para um jogo de mundo aberto. E ele também conta com o que talvez seja o melhor item coletável da história dos games.


Se você é o tipo de pessoa que não gosta de jogos desse estilo, tente jogar Mafia 2, acredito que você irá encontrar nele algo bem diferente do padrão.

Para concorrer às keys de Bioshock, Bioshock 2 e Mafia 2 (doadas pelo leitor LimeSektor), deixe um comentário com uma forma de contato para onde a key do jogo (link de ativação do Humble Bundle) deve ser enviada, caso você ganhe. Vai rolar um sorteio por dia, onde cada um dos comentários vai virar um número, e o vencedor será sorteado pelo random.org.

3 comentários:

  1. Bioshock 2 não é só rejeitado pelo Ken Levine, mas como pelos fans em geral. No primeiro jogo havia uma missão onde você deveria escoltar uma little sister se não me engano. Mas parece que alguem achou uma boa idéia transformar bioshock 2 numa escort mission gigantesca. Mas ainda assim, não é um produto de todo ruim, introduzindo novos conceitos, como a virada de perspectiva ao te colocar no escafandro de um big daddy. Ainda assim, não é la grandes coisas mesmo. Já o DLC Minerva's Den apresenta a mesma beleza dos titulos da irrational. (não sei se li o post direito, mas to com pressa, mas se estiver certo, aqui vai: fabriciokms@gmail.com)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Por ter sido o único a comentar no post da promoção do blog, você ganhou as três keys que seriam sorteadas.

      Excluir
  2. Oh putz, cheguei tarde >.<
    Sempre acompanho o blog e essa semana não deu XD

    ResponderExcluir

Deixe aqui um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...