sábado, 14 de setembro de 2013

Unseen - GTA III e San Andreas


Grand Theft Auto III

GTA III foi a revolução da série, tudo que existia anteriormente teve de ser descartado e a estrutura básica precisou ser repensada para funcionar em um mundo 3D. Devido a isso vários elementos do jogo foram refeitos várias vezes até chegarem em um ponto que fossem ao mesmo tempo viáveis para o hardware da época e de boa qualidade.

Logo após o lançamento de GTA 2, houve uma insistência por parte dos fãs para que a DMA liberasse imagens do próximo jogo da série, essa foi a primeira imagem liberada no site da Rockstar:

Depois disso foram sendo liberadas as primeiras artworks reais e o logo inicial bem mais genérico, que depois foi mudado para o que é usado até hoje na série.


Em algumas das primeiras imagens in-game, o jogo parecia ter gráficos mais simples e um visual mais cartunesco, rumores dizem que seria devido a uma possível versão para Dreamcast, e que depois do cancelamento dessa versão os gráficos puderam ser melhorados. Na versão final do jogo, lançada inicialmente para PS2, a cidade ganhou um aspecto mais sujo e escuro.

.

Em outras imagens é possível ver um HUD bem diferente do da versão final, com uma barra de vida (em vez de uma porcentagem) em volta do mapa (ainda incompleto).

Os primeiros rascunhos do mapa mostram que a cidade teria uma estrutura um pouco diferente, com mais ruas. O aeroporto seria na segunda ilha, e não na terceira.
Em uma imagem inicial é possível ver que a Callahan Bridge iria ser bem maior, com duas torres de sustentação em vez de uma. Em uma entrevista os produtores disseram que seria possível utilizar balsas para atravessar da primeira para a segunda ilha, mas isso foi cortado na versão final, e só se tornou realidade anos depois em Liberty City Stories para PSP. Algumas localidades cortadas do mapa final, mas que são referenciadas nos arquivos do jogo incluem: The Towers, Sewers, Swanksville, Projects, Luigi's Place, Little Italy e Industrial Park.

Acompanhando as mudanças gráficas, o visual do protagonista de GTA III (chamado de Claude nos arquivos do jogo e em San Andreas) também mudou várias vezes durante o desenvolvimento, indo de versões pouco detalhadas até outras muito mais detalhadas que a versão final.

Ônibus escolares, uma escola e possivelmente crianças foram retirados do jogo, assim como velhinhos com andadores e artistas de rua.

O cantor Tom Novy iria fazer uma participação no jogo, interpretando ele mesmo. Ele e sua musica "Back to the Streets" foram excluídos por rasões desconhecidas. O maluco revolucionário Darkel também foi cortado do jogo.
Novy e Darkel
No primeiro trailer oficial é possível ver Claude (que é mudo no jogo final) falando "Get out of the Car!":


Além de tudo isso citado acima também houveram mudanças de última hora há um mês do lançamento devido ao ataque ao World Trade Center em setembro de 2001. Essas mudanças feitas para distanciar a cidade do jogo da Nova York real já foram listadas aqui no blog em outro post.


Grand Theft Auto: Vice City

Vice City foi o jogo da série desenvolvido mais rapidamente. Ele foi criado do zero e lançado em nove meses, então as mudanças feitas durante esse pouco tempo foram poucas e irrelevantes.

Grand Theft Auto: San Andreas

Enquanto GTA III teve muito conteúdo modificado até seu lançamento, San Andreas teve muitas coisas completamente cortadas da versão final, para evitar controvérsia ou por eles terem querido ser ambiciosos demais. A possibilidade do personagem usufruir de bebida, drogas e sexo, além de vários ambientes internos, modelos de personagens, armas, veículos e até missões inteiras estão no disco do jogo, mas inacessíveis, a não ser que o jogo seja modificado.


Personagens como Officer Carver, Larry e Poncho foram removidos e são citados apenas nos arquivos do jogo. Nas primeiras imagens de divulgação, Sweet e Big Smoke usavam roupas bem diferentes da versão final, que foram mudadas para que eles combinassem com o resto dos membros da gangue Groove Street Families, que usam roupas verdes.

As gangues tinham mais modelos de personagens, além dos três encontrados no jogo.

Cada cidade iria ter modelos de policiais motorizados diferentes, mas no jogo apenas um modelo é usado, mesmo os outros ainda estando no disco.

Vários modelos de pedestres vistos em imagens e trailers não podem ser encontrados na cidade.

Missões da história excluídas incluem (como as cutscenes dessas missões tem apenas áudio, nos vídeos abaixo foram usadas cutscenes de outras missões):

Uma missão para The Truth chamada "The Truth is Out There":


Duas missões para Cesar, chamadas Impounded" e "Roadside Assistance":




Uma missão de C.R.A.S.H. chamada "Doberman":


Uma missão extra da loja de brinquedos:


As lojas de donuts seriam mais um lugar onde CJ poderia ir se alimentar. Há vários bordéis nos arquivos do jogo, que não podem ser acessados, provavelmente seriam uma parte complementar dos clubes de strip tease.

Há mapas de San Andreas espalhados pelo jogo que mostram que algumas partes das cidades eram um pouco diferentes. No mapa da auto-escola, dá pra ver que San Fierro iria ter mais parques e menos docas, e no mapa encontrado no Lil' Probe'Inn, dá pra ver que não existe a vila de Bayside e que perto da ponte de San Fierro iria haver uma ilha inspirada na real Alcatraz.

A possibilidade de usar um skate como arma e veículo foi muito desenvolvida durante a produção do jogo. O ícone do skate no inventário, seu modelo, texturas e inclusive dados sobre quais os tipos de terrenos onde o skate poderia ser utilizado estão no disco do jogo.

Alguns detalhes, como utilizar lava-rápidos, consumir álcool até ficar bêbado e quebrar o vidro de carros trancados para roubá-los foram cortados e só vieram a aparecer em GTA IV. A habilidade de pilotar os bondinhos de San Fierro também foi retirada.

Fonte: GTA Wiki

A parte sobre GTA IV será guardada para ser usada em um post junto com as possíveis mudanças que GTA V sofreu desde seu anuncio em 2011.

6 comentários:

  1. muito legal. tô viciadão no GTA 4. e o 5 vem aí pra tirar a nossa concentração nas horas de estudo e trabalho...

    ResponderExcluir
  2. eu lembro que já consegui acessar esse clube de stripper no sanandreas só que era por meio de um bug,na primeira academia você matava todo mundo que estava dentro então ia pros sacos de pancadas que ficavam perto da porta de saída e usava a jetpack pra atravessar o teto e era só procurar pela seta que fica nas portas.
    ps:eu fazia esse bug para encontrar a cidade fantasma que tinha em sanandreas (uns dos muitos mitos que tem em gta sanandreas)e achava esse clube.
    ps:eu nunca achei a maldita cidade fantasma heuheueheuhu.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, esse é o chamado Blue Hell (área acima do céu onde ficam todos os ambientes internos do jogo). Pra andar melhor por ele tem que se usar um código de gameshark (PS2), que deixa o jetpack podendo subir indefinidamente.

      A cidade fantasma provavelmente é a parte de liberty city (GTA III), que tem em san andreas e aparece em uma missão.

      Esse mapa mostra a localização de tudo do blue hell: http://www.myepsilon.org/maps/gtasa_blue_hell_map.jpg

      Isso me lembra da antiga comunidade do Orkut Lendas de GTA. Bons tempos.

      Excluir
    2. não sabia dessa do game shark,heuehuehueheuh meu ps2 não funciona game shark :p

      Excluir
    3. não sabia dessa do game shark,heuehuehueheuh meu ps2 não funciona game shark :p

      Excluir

Deixe aqui um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...