terça-feira, 17 de setembro de 2013

Fornever - Primal Rage II

Post criado pelo colaborador Alexandre Carvalho

Lançado em 1994 pela Atari, Primal Rage chamou a atenção de vários jogadores, apresentando dinossauros no lugar de lutadores de karate ou ninjas coloridos. O game era na mesma linha do clássico Mortal Kombat, com muito sangue, finalizações e personagens digitalizados. Neste caso bonecos de dinossauros  moldados em massa.

Em 1994, um pouco de sangue era uma boa receita para se criar um hit e Atari teve um bom retorno comercial com o game. Tanto nos fliperamas como nas versões para várias plataformas que existiam na época, desde portáteis a videogames domésticos. Com tanto sucesso, uma continuação seria eminente. E com isso começou na produção de uma sequência, que seria chamada obviamente de Primal Rage II.

Depois de meses de desenvolvimento e testes comerciais, percebendo que os lucros com essa versão seria menores que a anterior, a Atari resolveu cancelar o projeto, fazendo Primal Rage II ser extinto da fase da terra. (perdão pela piada).

Porém em janeiro desse ano, um usuário do YouTube chamado " Raydude " postou um gameplay de Primal Rage II . De acordo com a história do vídeo, Raydude descobriu uma cópia dos dados do game que foram deixadas em depósito nos últimos 14 anos. Vendo que isso seria uma ótima descoberta, postou o vídeo em seu canal.


Como se percebe no vídeo, o game foi testado em um gabinete que não seria próprio para essa versão, pois possui apenas dois botões, considerando que a Prima Rage I tinha quatro. O outro ponto é a ausência de som, talvez pelo gabinete de teste ou por ser uma versão beta do game.

Outro ponto que chamou a atenção do game é que neste vídeo todos os personagens são humanos “gigantes” ao invés de dinossauros. Apensar da mudança, o conceito de criação dos personagens continuaram os mesmos, ou seja, personagens de massa iguais ao game clayfigthers.

Após a divulgação deste vídeo, partes da ROM do game caíram nas mãos de interessados pela história do game que pesquisaram o seu código e descobriram várias coisas interessantes, entre elas que os dinossauros da versão original estão no game sim, mas como personagens ocultos que seriam liberados de acordo com o desempenho do jogador ou na versão final do game. E também que teríamos uma nova criatura, que seria um tigre dentes de sabre gigante. Uma coisa que não fica clara é se os personagens são os dinossauros originais na forma humana e se seria possível se transformar em dinos durante o game.


Apesar dessa bagunça toda, ao olhar o gameplay e outros vídeos, deu a entender que a jogabilidade parece estar melhor que o game anterior na execução dos golpes e que os personagens estão mais bem construídos, notando uma evolução gráfica significativa entre a primeira versão e continuação que não vingou.

Talvez Primal Rage II não seria uma game de todo tão ruim, mas se considerar que a Atari passava por maus momentos com o fracasso do Atari Jaguar, seria uma aposta muito arriscada comercialmente.

4 comentários:

  1. Muito interessante, apesar de nunca ter sido lançado, acho muito legal descobrirem esses achados ocultos ao público geral, muito bom !

    ResponderExcluir
  2. Parece que seria bem melhor que o primeiro. Vamos ver se aparece a rom pra baixar na net daqui a um tempo.

    ResponderExcluir
  3. Esse ta na lista de jogos que eu me arrependi de ter alugado no fim de semana...hehehe bons tempos.

    ResponderExcluir
  4. Eu queria que alguem conseguise colocar o jogo pra pega no computador pra jogar.

    ResponderExcluir

Deixe aqui um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...