quarta-feira, 3 de julho de 2013

Fornever - Project Offset


Traduzido pelo colaborador Henrique

Project Offset foi o primeiro projeto da Offset Software, fundada em 2004. Esse ambicioso jogo com temática fantástica foi mostrado pela primeira vez em 2005 no programa Attack of the Show! do canal G4, e depois na GDC de 2006, surpreendendo pela sua qualidade técnica, já que ele iria ser lançado para os novos PS3 e Xbox 360 e também para PC.



A jogabilidade seria em primeira pessoa enquanto o jogador utilizasse armas de longo alcance, como bestas e arcos; e em terceira pessoa, quando utilizasse espadas ou outras armas brancas. Algumas das criaturas inimigas mostradas nas imagens reveladas incluem Trolls, dragões e javalis selvagens.


A história de Project Offset não seria vista através dos olhos de um único herói, mas de vários, semelhante a filmes como Sin City, Pulp Fiction e Crash. As campanhas dos protagonistas iriam se cruzar e as ações que você executasse com um personagem iriam ter consequências no caminho de outros. Um exemplo disso eram as campanhas de Haidar o Guerreiro e Jöktan o Goblin.
"Jöktan invade uma aldeia humana e a destrói, passando em seguida a atacar a cidade de Abinden. Em seguida, os jogadores vão ver o conto de Haidar, que encontra a vila em ruínas e depois luta na grande batalha para defender a cidade de Abinden."
Essas histórias, embora ligadas, não necessariamente seriam mostradas em ordem cronológica. Por exemplo: um dos contos finais do jogo se passaria centenas de anos antes dos eventos retratados no  início do jogo. Este método de contar histórias também permitiria que expansões fossem liberadas episodicamente, contando novos contos com novos personagens.


O jogo contaria com um forte modo multiplayer baseado em classes, com partidas incluindo até 24 jogadores. Além dos modos padrão de mata-mata, o multiplayer teria um modo com objetivos, com facções inimigas se enfrentando para ganhar o controle sobre as cidades. As classes iriam incluir guerreiros, engenheiros, paladinos, assassinos e magos.

Construído sobre a Offset Engine, Project Offset se vendia como o jogo com um dos melhores gráficos da atualidade. Com recursos como Real-Time Ambient Oclusion, sombras em tempo real, Motion Blur de qualidade cinematográfica, profundidade de campo, Bloom Specular e Soft Particles, a Offset Engine tem mais efeitos especiais que a maioria das enginas atualmente no mercado. A técnica de auto-Shadow usada na Unreal Engine 3, CryENGINE 2.0, e outras engines foi desenvolvida pela Offset Software.


A Offset Software foi comprada pela Intel em fevereiro de 2008. Embora não se saiba a razão exata por trás da compra, é provável que a Intel planejasse usar Project Offset e a Offset engine para alavancar o potencial dos jogos que demonstrariam sua nova linha de GPUs. Além disso, a Intel fornecia aos desenvolvedores tecnologias para usarem em seus jogos por algum tempo como parte de seu programa de parceria, e é muito provável que a compra da Offset Software foi para garantir uma plataforma gráfica de alto nível para licenciar a seu parceiros.

Project Offset se tornou um jogo exclusivo para PC e continuou em desenvolvimento até 2010, quando a reestruturação da Intel não enxergou espaço para o jogo dentro das novos planos para a empresa e ele foi cancelado, a produtora fechada e seus fundadores remanejados para outro estúdio.


Um comentário:

Deixe aqui um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...