terça-feira, 26 de fevereiro de 2013

Conspiracy - As mortes envolvendo o arcade Berzerk


A coluna Conspiracy não é creepypasta, é apenas sobre fatos documentados

Alan McNeil, um empregado da Universal Research Laboratories (uma divisão da Stern Electronics) teve um sonho uma noite, um sonho que envolvia um jogo em preto-e-branco onde ele tinha que lutar contra robôs. Esse sonho, mais algumas ideias pegas emprestado do  jogo em basic Robots, foram a base para a criação de Berzerk, que teve seu nome inspirado em uma série de livros chamada 'The Berzerker Stories' de Fred Saberhagen, uma história sobre robôs que perdem o controle e matam todos os humanos a sua volta.

Ele não foi apenas o primeiro jogo onde se controlava um personagem humano atirando em robôs, mas também foi um dos primeiros a usar voz sintetizada. No inicio dos anos 80 comprimir voz em formato digital era extremamente caro, é estimado que os produtores pagaram cerca de 1000 Dólares por cada palavra digitalizada. A ideia dele ser em preto-e-branco foi abandonada perto do lançamento, devido ao sucesso do jogo Defender, que era colorido.

Depois de alguns testes em bares de Chicago, o jogo foi finalmente lançado. Ele foi um sucesso imediato de público e se espalhou rapidamente pelos EUA, aparecendo inclusive entre as máquinas de fliperama do filme Tron.



Além dos robôs que atiram no jogador, há mais um inimigo, chamado Evil Otto, que é invencível e aparece aleatoriamente e vai em direção ao protagonista atravessando até  paredes para tentar matá-lo. Não há informações de porque esse personagem, que foi desenvolvido para aterrorizar as partidas de Berzerk, foi representado no jogo como uma cara feliz flutuante.

Berzerk não é pioneiro apenas devido a coisas boas, ele também é conhecido por ser o primeiro game relacionado a morte de de jogadores. Dois jogadores para ser mais exato.

Em janeiro de 1981, Jeff Dailey, de 19 anos, morreu de ataque cardíaco enquanto jogava Berserk em um arcade. As histórias mais populares dizem que ele morreu após uma partida onde ele alcançou o placar de 16660 pontos, mas uma entrevista com o dono do estabelecimento explica que o jovem, que sofria de obesidade, já chegou ofegante ao local e teve o ataque antes mesmo de finalizar sua partida.

Quase dois anos depois, em outubro de 1982, em um lugar chamado "Friar Tuck Game Room" em Calumet City, no estado americano do Illinois, Peter Burkowski de 18 anos, saudável, que não bebia nem usava drogas, escreveu suas iniciais duas vezes entre os 10 primeiros colocados de uma máquina de Berzerk em menos de 15 minutos. Momentos depois da façanha, ele também sofreu um ataque cardíaco fulminante.

Uma revista da época entrevistou o legista Mark Allen, que examinou o corpo do jovem após a morte. Quando perguntado sobre se o jogo foi o causador da morte, o Doutor respondeu: "Sim e Não". Na autópsia o médico encontrou cicatrizes insuspeitas no tecido do coração de Peter, que datavam de pelo menos duas semanas. Isso fez com que o médico chegasse a conclusão de que o stress causado pelo jogo pode ter sido o gatilho para o ataque no já fraco coração do garoto.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...