terça-feira, 13 de março de 2012

Versions - Pandemonium! vs. Magical Hoopers



A grande maioria das comparações de diferentes versões de um mesmo jogo mostradas nessa coluna são de jogos japoneses, que passam por uma transformação completa para serem trazidos ao mercado ocidental. Hoje vou mostrar um caso oposto, que foi a transformação do jogo americano Pandemonium em um jogo completamente japonês.

Pandemonium! é um jogo de plataforma 2,5D desenvolvido e lançado em 1996 no ocidente pela Crystal Dynamics. Os protagonistas são o bobo da corte Fargus e sua amiga Nikki.

Ele foi muito bem avaliado pela crítica e bem aceito pelo público, o que fez com que a Bandai mostrasse interesse em publicá-lo no Japão. Para torná-lo um jogo mais interessante para o público oriental, ela optou por trocar os personagens por outros com estilo manga, chamados Clam e Guppy.

Magical Hoopers é basicamente idêntico a sua versão original, sendo trocados apenas o modelo dos protagonistas, e as animações, que enquanto em Pandemonium! são pré-renderizadas em 3D, em MH são cenas de anime.
Gameplay aos 4:12

Sua continuação, Pandemonium 2, também chegou ao Japão com o nome Miracle Jumpers, mas ao contrário do original, os personagens e animações não foram alterados.

13 comentários:

  1. Meu deus, estragaram um jogo excelente enchendo desses desenhos japoneses de extremo mal gosto.... affffff (odeio desenhos estilo mangá, que considero feio e muito brega)

    ResponderExcluir
  2. Cara, se vc odeia o estilo isso não o torna ruim só por isso. Aprenda a pensar antes de escrever, por favor.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Na verdade torna, torna pra pessoa que está falando, no caso o anônimo mais acima. Eu também não gosto dos traços de animes/mangas, apesar de já ter visto alguns e lido outros, e pra mim quando algo ganha traços do tipo, seja jogo, filme, série, desenho...se torna bem ruim, pois a forma desse tipo de desenho ser feito é irritante na minha opinião, chata e massante. Mas opinião é opinião, o que pra mim é ruim, é bom pra outros e vice-versa, é uma questão de saber dosar. Eu gostei muito de Pandemonium, e acho que Magical Hoppers estragou o original. Nunca fui, nem nunca serei a favor de adaptações devido a diferenças culturais, há uma enorme quantidade, e não importa se essas adaptações são Oriente > Ocidente ou Ocidente > Oriente, o que importa é que elas costumam fazer o jogo original perder a credibilidade, algumas vezes elas são justificáveis, como a mudança de nomes pra evitar problemas na justiça, como é o caso de Resident Evil que se chama Biohazard no Japão. Mas muda as características de um jogo todo como aconteceu com Pandemonium, é bem complicado, a jogabilidade e os cenários se manteve, mas acho que a identidade do jogo se perdeu muito.

      Excluir
    2. Mano,sao a preferencia deles....

      Se eles curtem esse "pandemonium manga",deixa,afinal sao so jogos,nao sao grande coisa....

      E tambem,voce pode jogar a versao original quando quiser,afinal,e o mesmo jogo.

      E seu gosto em anime,jogos,etc...

      Bom,gosto e gosto,mas,dizer que chrono trigger,breath of fire,e tantos outros com traço de anime ficam chatos so pelo jeito que sao desenhados e idiotice...

      Agora vai dizer que deixaria de jogar esses otimos jogos so por traço!?

      O mesmo com alguns animes.

      Excluir
    3. Não gosto de nenhum dos jogos que citou, não gosto, agora que eles são jogos bem feitos eu admito que são, mesma coisa de Final Fantasy, nunca fui nenhum fã da série apesar de ter zerado 3 jogos, não gosto do estilo "J-RPG", mas deixando o meu achar de lado, FF cumpre bem suas premissas levando em consideração o gênero que segue. Mas não sou totalmente contra, o que eu falei foi que Pandemonium não é originalmente em anime e colocá-lo dessa forma estragou, um bom exemplo desse "estraga" é quando pegam um jogo e transformam em filme e mudam tudo, maior parte das pessoas não costuma achar chato? Por que normalmente isso cria os "pseudo-fãs" que só conhecem o longa-metragem e acham que aquilo é o certo da história, fazendo os antigos fãs ficarem meio sentidos por uma história ou uma característica tão amada ter sido jogada no lixo. Eu não gosto de animes, realmente nenhum me apetece, todos que eu vi até hoje me dão sono.
      Mas ainda sim sou fã de alguns poucos jogos com características de animes, como Dragon Quest/Warrior e Zelda (não é totalmente anime, mas tem muita inspiração neles).

      Excluir
  3. Quando lembro de Pandemonium, sempre vem na minha cabeça o Wild 9 do PS1, da Shiny, mesmo criadores do Earthworm Jim. Sempre jogava os dois na locadora. Caso conheça, faça um post falando dele..,

    ResponderExcluir
  4. Interessante, adoraria ver um novo pandemonium com os personagens originais e os do Magical Hoppers

    ResponderExcluir
  5. Queria um remake da versão OCIDENTAL!

    A versão japonesa ficou um lixo mesmo.

    ResponderExcluir
  6. Não conhecia essa versão Magical Hoopers, de gosot duvidoso. Lembro muito de Pandemonium, se destacou pela jogabiliade e diversão.

    ResponderExcluir
  7. Pandemonium era demais. Adoraria ver uma nova versão.
    Aliás, existem por aí algumas milhares de franquias que foram esquecidas, e que com certeza mereciam remakes e/ou novos jogos. Como pandemoniun, breath of fire, seventh saga, skullmonkeys, CHRONO CROSS ( ênfase ) e muuuuitos mais

    ResponderExcluir
  8. Magical Hoopers ficou bem inferior ao Pandemonium

    ResponderExcluir
  9. Nossa, eu jogava isso no sega saturn, faz tempo eim ...

    ResponderExcluir

Deixe aqui um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...