sexta-feira, 27 de janeiro de 2012

Unseen - Resident Evil 5


Com o recente anúncio de Resident Evil 6, resolvi falar um pouco do desenvolvimento de seu antecessor, que como todo bom jogo da série, passou por várias alterações antes de ser lançado.

Esse texto tem spoiers da história de Resident Evil 5.

Na TGS de 2005 foi mostrado o vídeo abaixo, que apresentava os conceitos que os produtores pretendiam incorporar em seu novo game.


Nesse vídeo, é possível perceber que Chris está em algum  país da África, e que ele tem uma aparência muito mais jovem e não é tão bombado. Uma grande diferença desse trailer para o jogo lançado, são os inimigos, que como foi confirmado no livro "The Art of Resident Evil 5", eram uma espécie rápida de zumbis. Eles foram mudados para os Majini (infectados pelas las plagas, como em RE 4), pois os desenvolvedores queriam que os inimigos atacassem de forma mais organizada e inteligente, o que obviamente não seria possível de ser feito por zumbis descerebrados.

O jogo também seria single player. Sheva, que não seria jogável, originalmente era membra da milicia local, e só conheceria Chris em uma parte mais avançada da história.
Concept art de Sheva
O mercador de Resident Evil 4 voltaria na sequência, tendo várias lojas espalhadas pelo mapa, mas ele foi cortado nos estágios iniciais de desenvolvimento.
Na concept art da direita, é possível ver uma das lojas que haveriam no jogo.

Vários ambientes também planejados também foram cortados:
Um grande deserto aberto
Um navio gigantesco, abandonado também no deserto.
Uma parte noturna na cidade, onde haveriam lickers.

E uma grande luta contra um Uroboros em um trem.
A história também passou por várias alterações:
O primeiro inimigo que Chris enfrentaria ao chegar na vila inicial, seria um Uroboros.
O papel de Jill mudou muitas vezes durante o desenvolvimento do jogo.
Seria possível que ela morresse de verdade, dependendo das ações do jogador.
Outro conceito abandonado, é o de que ela lideraria a BSAA em certa parte do jogo.
Em uma parte da história Sheva seria sequestrada por Excella (que era bem diferente da versão final)
Chris e Jill teriam que resgatá-la
Excella morreria ao ser  atacada por um Tyrant controlado por Wesker.
O ponto fraco de Wesker seria seu olho, pois Jill iria acertá-lo com uma faca na cutscene da mansão, onde os dois "morrem"
Outro trailer do jogo só seria mostrado apenas em 2007.

Ele não é tão diferente da versão final, e mostra Chris andando pela vila, quando os habitantes repentinamente desaparecer. Há porém, uma diferença significativa: Sheva não aparece em momento algum. Outros detalhes diferentes incluem o fato de Chris não estar com a roupa de safari com a qual ele chega na vila, ele usa armas que não estão no jogo final, alguns inimigos usam ataques diferentes e aqui quem usa o machado de execução é o mesmo Majini que usa motosserra.

Até seu lançamento em março de 2009, mais alguns vídeos foram lançados, apresentando outros detalhes diferentes da versão final. Apesar de ser criticado pelos fãs por alterar muitos conceitos de seus antecessores Resident Evil 5 foi um grande sucesso.

Fonte: Unseen 64

2 comentários:

  1. cara, é de cortar o coração ver o que ficou de fora do game. gosto muito do RE5, mas com certeza ele seria melhor se tivessem seguido o projeto inicial. tirar o mercador foi imperdoável. no 5 as armas aparecem por mágica no seu inventário.

    ResponderExcluir

Deixe aqui um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...