domingo, 16 de outubro de 2011

TimeLine GTA: Parte V - Vice City


Grand Theft Auto III traduziu perfeitamente a anarquia das versões 2D para o 3D e criou uma cidade viva e interativa como ninguém jamais tinha visto. Tudo o que rodeou seu lançamento fez com que ele se vendesse praticamente sozinho, e empurrar uma sequência idêntica seria muito fácil. Mas Sam e Dan Houser não precisavam se repetir, não com uma franquia tão rica e aberta para novas possibilidades, eles não estavam presos à um protagonista super carismático e essencial para uma continuação. Seu plano não era complicado: mesma fórmula, outro estilo. Ainda haviam duas cidades do jogo original que eles podiam usar, e as músicas da rádio Flashback FM para inspirá-los. Eles já haviam retirado influências de Scorsese e Coppola. Agora, era a vez de De Palma e Michael Mann.

Com apenas alguns ajustes na sua engine baseada na Renderware, a DMA Design, oficialmente renomeada de Rockstar North, construiu a sua própria versão de Miami em tempo recorde. Os Housers escolheram os decadentes anos 80 para ambientar sua sequência, enchendo Vice City com muita nostalgia, referências óbvias à obras como a série Miami Vice e o filme Scarface e uma trilha trilha sonora, notavelmente reconhecida como a melhor da série (que pode ser ouvida na rádio na lateral do blog). Motos e helicópteros entraram na lista de veículos disponíveis para roubo. Os jogadores podiam tirar proveito de um sistema de mira renovado para atirar nos pneus dos veículos (para faze-los perder o controle), e para se divertir testando nos civis. E não seria a Miami dos filmes dos anos 80 sem a adição de miniguns e motosserras ao arsenal.

Ray Liotta, famoso pelo filme Goodfellas (Os Bons Companheiros) aceitou a tarefa de dublar Tommy Vercetti, um psicopata vindo de Liberty City, que precisa trabalhar para pagar os seus chefes mafiosos o dinheiro que ele perdeu em uma negociação que deu muito errado. Não demora muito até que Tommy consiga matar seus atuais empregadores e criar seu próprio império criminoso, com Lance Vance (dublado por Philip Michael Thomas, famoso pelo seu papel em Miami Vice), como reforço armado e auxilio jurídico prestado por Ken Rosenberg, claramente inspirado no advogado do filme Carlito's Way (O Pagamento Final). A gangue Vercetti invadiu bancos, conseguiu fotos incriminatórias de políticos infiéis, ajudou a banda de Glam Rock Love First a suprir a sua falta de drogas e prostitutas, causou milhões de dólares em danos materiais. E depois de algumas centenas de corpos e traições depois, Tommy finalmente resolve seus problemas com os seus antigos chefes de Liberty City em um tiroteio final em sua mansão, digno de Tony Montana.

Um ano depois do lançamento de GTA III, Grand Theft Auto: Vice City varreu a América em 2002 com sua vibe retro e colocou a franquia em um novo patamar de popularidade... e controvérsia. Dennis Hopper e a porn star da vida real Jenna Jameson dublaram um diretor de filmes pornô e sua atriz principal em um estúdio de cinema comprado por Tommy, apresentaram nas cutscenes antes da missões do estúdio, cenas que ao mesmo tempo que eram bem explícitas, não mostravam absolutamente nada. Prostitutas ainda eram usadas para recuperar os pontos de vida do personagem. Violência e assassinato de policiais continuavam inevitáveis. Um ano depois do lançamento do jogo, grupos Cubanos e Haitianos da Flórida entraram com várias ações judiciais, apontando as fases do jogo que incluem brigas entre gangues étnicas, como racistas e incentivadoras do genocídio.

Preocupada com o possível envolvimento da corte federal americana, a Take-Two relançou o jogo sem os diálogos considerados ofensivos antes mesmo que os processos tivessem início. Eles tinham conseguido escapar dessa, mas a Rockstar estava a caminho de um problema REALMENTE grande.



Fim da parte 5.

Fonte: IGN

Para acompanhar as próximas partes da matéria, siga o Twitter do blog, o @Neogamerbr.

2 comentários:

  1. Tá muito legal a time line... Se aceita uma sugestão, poderias colocar mais vídeos pra ilustrar!

    ResponderExcluir
  2. [Spoiler].A xícara representa o Hot Coffee né?

    ResponderExcluir

Deixe aqui um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...