quarta-feira, 18 de maio de 2011

Versions - Todas as versões lançadas de Contra / Kon To Ra / Gryzor / Probotector


Contra foi originalmente lançado para arcades pela Konami em 1987, no Japão se chamava 魂斗羅(Kon To Ra), nos EUA ficou conhecido por Contra (por ser uma palavra parecida com a pronuncia japonesa do título) e na europa, por Gryzor. Apesar dos graficos mais detalhados, essa versão é considerada inferior a versão de NES do jogo. Essa versão foi lançada na Xbox Live arcade em 2006.

   

Em 1988 foi lançada a versão de Famicon (o NES japonês), ela é mais complexa do que as versões ocidentais do jogo, pois ela faz uso de um chip especial da Konami que possibilitava alguns detalhes gráficos extras (como as palmeiras da primeira fase, que balançam com o vento na versão japonesa e são estáticas no ocidente). Além disso, a versão japonesa tem uma abertura que explica a história do jogo, aparecem cut-scenes com os protagonistas antes de cada fase, juntamente com um mapa que mostra a posição atual do jogador, e a sequência de encerramento tem uma cena a mais, que mostra o protagonista entrando no helicóptero usado na fuga da ilha.

Cena extra do encerramento, só vista na versão japonesa 
Mesmo que a versão européia do arcade de Contra tenha sido distribuída na com o seu conteúdo inalterado, a Konami foi forçada a mudou os gráficos da versão de NES do jogo na Europa, substituindo os personagens humanos por robôs, devido a uma política de censura na Alemanha, que não permitia a representação gráfica de seres humanos matando uns aos outros em jogos de vídeogame. A Konami trocou além dos personagens principais, o título para "Probotector" (uma junção das palavras robot e protector), assim como os inimigos humanos, que também viraram robôs. Essa censura permaneceu em todos os jogos da franquia lançados na Europa até o lançamento de Contra: Legacy of War do Playstation.

Como era comum, também foram lançadas versões do jogo para diversos computadores da época:
                                               Amstrad CPC                                                                                       ZX Spectrum

                                                   MSX                                                                                                DOS

Commodore 64

Fontes: Unseen 64, Wikipedia e NES Player (inglês) Imagens: Moby Games

Um comentário:

  1. Parabens pelo Post, sou fã de Contra, passava horas no nes tentando virar esse jogo com 2 jogadores, desconhecia as versões japonesa e europeia.

    ResponderExcluir

Deixe aqui um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...