terça-feira, 29 de março de 2011

Adventure, o jogo com o primeiro Easter Egg


Em 1980, o programador Warren Robinett da Atari começou a fazer um jogo inspirado pelo primeiro adventure de texto, o jogo Colossal Cave Adventure (este estilo de jogo se chama assim por causa dele). Apesar do desânimo de seu chefe, que disse que o jogo não poderia ser feito no Atari, Warren criou um jogo gráfico vagamente baseado no jogo em texto. Adventure do Atari vendeu mais de um milhão de cópias, tornando-se o sétimo jogo mais vendido do Atari 2600.



O herói com uma chave na frente do castelo dourado (tinha que se ter muita imaginação para jogar Atari)
Nas profundezas do castelo negro nas dificildades 2 e 3, os jogadores poderiam encontrar uma sala nas catacumbas que tinha um ponto cinza, a mesma cor de fundo do jogo. O ponto permia aos jogadores atravessar uma parede para uma área extra com o texto "Created by Warren Robinett", "criado por Warren Robinett" piscando. Robinett foi motivado pelo fato de que, na época, os designers não recebiam o crédito pelos seus jogos. E assim, ele resolveu o problema se creditando dentro do jogo. Dado o tamanho dos jogos de Atari, esta pequena tela utilizou uma boa parte da memória (em torno de 5 por cento). Como reeditar o jogo para tirar essa tela seria muito caro para a Atari, e por ser um elemento muito obscuro, ele foi deixado lá.

Em uma entrevista para o toadstool.net, Warren Robinett explicou suas razões para esconder seu nome no jogo:
"A maioria dos jogos do Atari 2600 eram totalmente desenvolvidos por uma única pessoa, e mesmo assim nós ficávamos apenas com nossos salários, sem receber nada dos enormes lucros gerados nem os créditos" [...] "Era uma assinatura, como em uma pintura. Mas para que isso pudesse acontecer, eu tive que esconder a minha assinatura no código, em um lugar muito obscuro, e não contar a ninguém. Manter o segredo não foi fácil. Eu estava muito tentado a dizer aos meus dois principais amigos na Atari, Tom e Jim Huether Reuterdahl, mas não contei nem à eles. Então eu entreguei a versão final do programa, e a Atari fabricou e distribuíu centenas de milhares de cartuchos de Aventure, e quando eles descobriram, já era tarde demais."

3 comentários:

Deixe aqui um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...