sexta-feira, 7 de janeiro de 2011

Fornever: Sonic X-treme


Sonic X-treme começou como um projeto para um novo jogo Sonic, desenvolvido pelo Sega Technical Institute (STI) para o Mega Drive, mas logo mudou para o 32X (Sonic Mars) e, eventualmente, para o Sega Saturn. Depois de muitos problemas, um longo hiato e complicações com a equipe de desenvolvimento, foi finalmente abandonado em 1997.

X-treme para o Saturn era apenas o projeto final de uma longa lista de protótipos de jogos do Sonic criado para encontrar a melhor maneira de desenvolver um jogo 3D do ouriço para o novo console da SEGA. O projeto X-treme pode ser visto como dois jogos diferentes em um, pois foi inicialmente desenvolvido por duas equipes em paralelo. A primeira equipe foi encarregada de desenvolver a engine do jogo principal, enquanto a segunda equipe trabalhava na criação dos boss levels, que teriam um ponto de vista diferente do jogo principal.

Em Março de 1996, representantes da Sega do Japão foram à sede do Sega Technical Institute para verificar o progresso do jogo. Eles não ficaram felizes com os progressos realizados na engine principal, mas eles estavam impressionados com a engine dos boss levels e pediram para que todo o jogo fosse reformulado encima dessa engine.

A equipe de produção estava trabalhando arduamente para terminá-lo antes do Natal daquele ano, mas, Coffin (chefe de criação e desenvolvimento da engine), que estava trabalhando sem parar a dias para conseguir entregar o projeto na data, adoeceu com pneumonia. Como ele era parte essencial do projeto, o jogo foi indefinidamente adiado e o diretor de gestão de estúdio informou que a equipe não podia continuar e que o jogo não seria lançado em tempo para o Natal.

Então a Sega of America então decidiu cancelá-lo e mudou o seu foco para um projeto alternativo: Sonic 3D Blast.

Existe uma cópia beta do jogo, ela foi vendida em um leilão para um colecionador anônimo em setembro de 2005, e um vídeo de jogabilidade de alta qualidade foi previsto para ser lançado até o final daquele ano. Um GIF animado do jogo foi mostrado para a comunidade. A imagem do disco finalmente foi vazada em 17 de julho de 2007, após um projeto de captação de recursos por parte da ASSEMbler community, que comprou o disco do colecionador.

Abaixo, imagens e vídeos das duas engines desenvolvidas para o jogo:







Entre na coluna Fornever para ver mais matérias sobre jogos cancelados no blog.

5 comentários :

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