quinta-feira, 9 de dezembro de 2010

As Referências que Super Meat Boy Faz a Outros Jogos



Super Meat Boy é uma grande homenagem aos jogos clássicos, não só pela jogabilidade e dificuldade, mas também pelas referências que faz a outros jogos, seja uma animação, um layout de fase, um efeito sonoro ou uma informação na tela. Mas, se você não estiver encontrado todas, não se preocupe, aqui tem uma lista para você:

ATENÇÃO: Este artigo contem spoilers, incluindo o final do jogo.

As Introduções Animadas dos Mundos

Algumas das referências mais fáceis de localizar no jogo são as introduções dos mundos. Tados são muito engraçadas por conta própria, mas cada uma está se referindo à uma introdução de um jogo clássico. Veja agora as comparações.


Mundo 1

Nós não somos fãs de homens batendo em meninas, mas o Dr. Fetus  socando a Bandage Girl na cara com o Meat Boy assistindo chocado é tão inesperada, que nos fez que rir.Uma óbvia referência à introdução da versão original de arcade de Street Fighter II.


Mundo 2

Quando Meat boy chega ao segundo mundo, o mais bizarro do jogo, a introdução é uma clara referência à Castlevania.


Mundo 3

A mais longa introdução de mundo do jogo, demorou um pouco para ser descoberta, pois faz referência a um dos mais antigos títulos do HAL Laboratories, os criadores de Kirby. O jogo é Adventures of Lolo de NES, um puzzle que tem um enredo simples de rapto da namorada semelhante ao SMB.


Mundo 4

Este é muito fácil para qualquer pessoa que viu a introdução do Ninja Gaiden de NESE, assim como no original, o nosso herói perde para o vilão, apesar de SMB acrescentar um  chute ao Inferno.



Mundo 5

O Mundo 5, provavelmente tem a mais fraca ligação com aquilo que é satirizado, embora o deslocamento da câmera até o prédio seja uma clara referência ao começo de Mega Man 2 .


Mundo 6

A abertura do mundo mais difícil do jogo (pelo menos até você desbloquear suas contrapartes no Dark World), faz referência a Pokemon Red/Blue/Green, mas com um final hilário. 


Mundo 7

Já o mundo 7, faz uma referencia a Ghost ‘n’ Goblins, mas com uma inversão de papéis.


Mundo 0

E para finalizar, o mundo 0 presta um tributo a Bubble Bobble.



O Porque do "Super"?

O título de Super Meat Boy pode estar se referindo a várias coisas. A série começou como um jogo flash , e poderia estar refletindo a expansão de Mario Bros. para Super Mario Bros.
 Além disso, a fonte usada para escrever "Super" nos lembra de alguns títulos clássicos de SNES.





Mistérios não Resolvidos

Os criadores das telas de introdução dos mundos abertos pelos warp zones dizem que ela são obra de artistas indie e não fazem referência a nada.
Talvez, mas como eles explicam isso?!?


Talvez essa seja a única, mas você ve alguma referência nas telas abaixo?





SMB ama SMB

De todos os jogos do gênero de plataforma, Super Meat Boy mostra um carinho a mais por Super Mario. Provavelmente não é coincidência Super Meat Boy partilhar as mesmas iniciais que Super Mario Bros. Abaixo, as grandes e pequenas Referências à Mario.
Warp Zones
Os warp zones são uma clara referência aos, inovadores na época, locais secretos de Super Mario Bros., com a diferença de que em vez de poder pular para outro mundo, você libera um conjunto de fazes secretas. O Achivement que se ganha quando um warp zone é liberado faz, em sua descrição, uma referência a Zelda
 O estilo das fases liberadas pelos warpzones, faz referência a várias plataformas antigas, mais as mais legais, são as inspiradas em jogos de Game Boy.
No começo dessas fases, aparece um HUD bem familiar:
Dê uma olhada na tela de seleção de personagens:
Quando você termina as fazes de um warp zone, aparecem uma cena bem familiar:
Chefes
Super Meat Boy tambem tem chefes a serem derrotados. Em todos os mundos, quando um chefe é derrotado, fogos de artifício esplodem no ar, como em Mario:
As caveiras que indicam as fases dos chefes são bem parecidascom as banderinha do mario, não? .
Falando em chefes, o do mundo 4, lembra bastante o Donkey Kong de Game Boy.


E a batalha final contra o Dr. Fetus?


 Te lembra alguma coisa?

Esquecemos de alguma referência? Complete a lista nos comentários.
Fonte: Gamesradar(inglês)

5 comentários:

  1. "nada se cria ,tudo se copia..."

    ResponderExcluir
  2. A imagem http://static.gamesradar.com/images/mb/GamesRadar/us/Games/S/Super%20Meat%20Boy/Everything%20else/References%20Feature/Finished/warp5--article_image.jpg creio que faz referencia a um titulo mais recente, mas posso estar enganado, o jogo adventure Machnarium

    ResponderExcluir
  3. Sniper, obrigado pela dica, o interessante é que o robo de machinarium é um dos personagens secretos desse jogo, junto com o tim de Braid e outros. vou verificar se eu acho alguma imagem de machinarium que se pareça com essa.

    ResponderExcluir
  4. Os carinhas que aparecem no fim das Warp Zones dizendo que a Bandage Girl não está lá são personagens de outro jogos indie.

    Um exemplo disso é o ninja pelado Nikujin, que teria ficado legal como personagem jogável (Nikujin tem gameplay semelhante ao de SMB).

    ResponderExcluir
  5. ótimo post. Percebi na hora as referências dod 2 primeiros jogos, a do ninja gaiden achei familiar e os outros 2 não descobrir nunca. Mas foi muito legal saber mais sobre esse jogo que me irritou muito mas também me fez rir bastante.

    ResponderExcluir

Deixe aqui um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...