quarta-feira, 23 de novembro de 2016

Review - Pokémon Sun & Moon















Finalmente o Pokémon mais Hypado saiu. Se você não acompanha as noticias de pokémon, bem, eu te explico. Durante todo o ano de 2016 Nintendo criou todo uma expectativa sobre Pokémon Sun & Moon nunca vista para um jogo de Pokémon. A cada imagem nova, trailer novo, vazamentos chineses, a comunidade do Youtube super analisava cada coisa, criando várias teorias de conspiração. Ninguém queria acreditar que aqueles design vazados das ultimas evoluções dos iniciais eram reais, e que acabaram sendo. Mas a pergunta que fica é: Pokémon Sun & Moon entregou o que prometeu? Na minha humilde opinião, mais ou menos. 


O jogo saiu dia 18 de novembro, comprei no dia de lançamento, e dia 20 de novembro venci a liga, fechando o enredo principal. Foram 27 horas muito divertidas, porém o jogo não é tão perfeito assim, mas vou explicar por partes.

Tive que vender um rim pra comprar

GRÁFICOS: O jogo está lindo, existem algumas nuvens aqui e ali mal feitas, mas não é algo q assusta. O jogo basicamente usa os modelos de cutscenes de XY e ORAS como engine do jogo, pela primeira vez temos proporções reais de pessoas e pokémon. A diversidade de revelo e vegetação tornam a imersão muito satisfatória. Para tal feito de bons gráficos, gamefreak abdicou o 3D em 99% do jogo, sendo disponível apenas no minigame PokéRadar, uma versão mini do Pokémon Snap. Nas batalhas agora temos uma melhor escala do tamanhos dos pokémon, e os treinadores aparecem no campo de batalha, devido a isso em batalhas de dupla, como tem muita coisa na tela, o 3DS modelo original sofre duma queda do framerate que deixa o jogo lento, no New 3DS isso não ocorre. Provavelmente esse lag ocorre devido as nova animações de ataque, pois o lag não acontece se as animações forem desativadas. 9/10 por causa dos lags.

MUSICA: Gamefreak sempre foi foda nas musicas de pokémon e em nessa versão não poderia ser diferente, as musicas são imersivas e casam bem as musicas clássicas de pokémon com a sonoridade ambiente do Hawaii. As melhores musicas pra mim foram todas em Poni Island, que chegam a dar imersão estilo jogo da Square enix. Nota 10/10.

Olha essa estratificação!!!

GAMEPLAY: Pokémon Sun & Moon trouxe várias mudanças no gameplay já estabelecido de Pokémon, primeiramente HM não existem mais HALLELUJAH!!!!, no lugar de HMs nos temos PokéRide Pokémon especializados em realizar determinadas funções, por exemplo, Tauros é uma mistura de Bicicleta, sim a bicicleta clássica foi pro saco, com Rock Smash pra destruir certas pedras que impedem você de acessar certas áreas. Charizard substituiu fly, que já era inútil em ORAS, mas você não voa livremente como em ORAS, infelizmente. Tauros substituiu a bicicleta CONVENHAMOS QUE MONTAR NUM TOURO BRAVO É MAIS COOL QUE ANDAR DE BIKE e o rock smash, flash e cut nem existem mais GRAZADEUS, Lapras substituiu o surf, Sharpedo o Surf e o Rock Smash na água, porem você não pode pescar em cima do Sharpedo. 

Quem precisa duma bike quando se tem um Touro?

Falando em pescar, agora temos apenas um tipo de vara, não existindo mais as Old, Good e Super Rod, agora existe apenas a Fishing Rod, além disso você não pode pescar em qualquer ponto d´água, só pode pescar em agrupamento de rochas ondem podem haver pokémon escondidos, e não apenas pokémon são obtidos pescando, também conseguimos itens raros. A interação com pokémon selvagens também foi melhorada, pokémons voando e te atacando do mato já tinham nas verões anteriores, mas agora é muito mais imersivo e realista, além disso durante a batalha os pokémon podem pedir ajuda a outros pra te atacar, o que é chamado de S.O.S, alguns pokémon só aparecem por esse método, como Pikachu, Sableye e Mareanie, outros apenas aparecem em certas condições de tempo, como chuva, neve e tempestade de areia. 

Nas batalhas temos a saída das megaevoluções, pelo menos no jogo principal, e a entrada dos Z-moves, que são basicamente Limit Breaks que podem ser usados apenas uma vez por batalha e o pokémon deve estar equipado com a Z-crystal especifica pra cada tipo e ter um golpe daquele tipo, o poder do Z-move vai depender o poder do Ataque original, se utilizado Z-move com um golpe de Buff ou Nerf ele aumenta o efeito, se for de causar Status, ele causa o status e dá buff ou nerf, e Z-Splash aumenta em 3 estagios o ataque. Tirando isso, a ausência de ginásios, que vou falar mais profundamente em Enredo, e alguns minigames novos que podem até passar batido, é o mais do mesmo de Pokémon, se ta ganhando não mude. 9/10 porque S.O.S battle é chato.

Alguns Z-Moves

ENREDO: Desde a terceira geração cada jogo de pokémon tem tem focado a trama principal em torno do lendário da capa, em Pokémon Sun & Moon não é diferente, mas dessa vez Gamefreak mudou aquilo que estava intocável desde a primeira geração, o motivo pelo qual o protagonista viaja pelo mundo. Em Alola ainda existe uma Liga Pokémon, então não existem ginásios, assim a motivação do seu personagem em sair de casa e viajar pela região de Alola é uma Teste de Coragem. Na cultura de Alola os jovens que completam 11 anos podem realizar os Gran Trials, Que consiste em viajar em cada uma das 4 ilhas, realizando tarefas determinadas pelos capitães, que vão de tirar fotos dos pokémon, a jogo de memorização, no fim enfrentar o pokémon totem que um versão mais forte, maior e com a defesa buffada de um pokémon. Após os testes dos capitães, você será testado pelo Kahuna da ilha em uma batalha pokémon tradicional, ao vencer você pode ir para a próxima ilha. Ps: Kahunas são anciões, mestres, lideres na cultura hawaiiana.

Olivia, Kahuna da segunda ilha minha waifu

Claro que em Sun & Moon temos mais uma equipe causando encrenca, encrenca em dobro, o Team Skull, que são Punks sem teto que roubam pokémon pra vender e ganhar dinheiro pra poderem comer. Também temos a Fundação Aether, que cuida dos pokémon feridos e sem dono, mas que escondem um segredo, pois na segunda cena do jogo vemos Lillie fugindo dos membros da Aether, com caras não muito amigáveis. Apesar de simples, como sempre, já que pokémon é um jogo pra crianças que marmanjos de de 27 anos ainda jogam, desta vez o enredo e os personagens se desenvolvem bem melhor e mais detalhados que nos games anteriores, provavelmente por isso o Main Game seja um pouco mais longo que os games anteriores. Nota 8,5/10 porque SPOILER (Selecione para ler) por mais que nesse haja um maior desenvolvimento do enredo, o segundo ato, aquele depois que os vilões conseguem o que queriam, é muito corrido, desnecessário a única capitã de Poni Island te dar o Z-crystal sem te enfrentar porque ela ta mais focada em viver da arte dela porque ela é de humanas, Das 8 Ultra Beasts, apenas 2 aparecem no Main Game, sendo que apenas UB1 tem participação no enredo, UB2 aparece só naquela cutscene do trailer e mais nunca. Todas as outras UB ficam vagando por aí só pra você capturar no post -game, a la Weapons em Final Fantasy, o mesmo é valido para os outros Tapu, apenas Tapu Koko, a entidade protetora da primeira ilha, tem participação no enredo e ainda é pouco. Achei foda a Lusamine virar um hibrido de humano com Ultra Beast, mas achei que faltou coragem da Game Freak de fazer Solgaleo/Lunala matar ela, se Lusamine tivesse morrido teria sido muito mais foda, mas fazer o que, é um jogo de crianças. 


CONCLUSÃO: Pokémon Sun & Moon é o mais experimental desde Pokémon Black & White 1, acertou em certas inovações, mas não soube executar bem em outras, não é o ápice do fanservice como foi XY, e conseguiu se aproximar mais em um J-RPG clássico e sendo o mais imersivo pokémon até hoje. Nota Final: 9,125. Existem outros detalhes a serem explorados, mas não quero me estender em analisar todos os mínimos detalhes do jogo. E a Gamefreak trolou todo mundo da internet quando botou que a UB1 lembrava uma jovem garota, o que teve de vide o dizendo que UB1 era a forma real da Lillie, vou te contar. 

Ps: Se você não se importa em ter a versão física, compre a versão digital mesmo, porque na caixa só vem o jogo limpo e seco, uma propaganda dum Z-bracelet de brinquedo, que nem deve caber no meu braço e nem vender no Brasil, e aqueles papeis de garantia yara yara, porque tem loja cobrando quase 300 reais, e o mais barato que eu encontrei foi 190 + frete.

Ps2: Malasadas são apenas sonhos de padaria.


Um comentário:

Deixe aqui um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...