sábado, 8 de junho de 2013

Sony e Microsoft anunciam seus novos consoles... em 2005


Com a próxima geração de consoles anunciada, resolvi, como sempre faço aqui no NeoGamer, fazer algo diferente e voltar no tempo 8 anos e mostrar como foi o anuncio dos consoles da agora já velha sétima geração. Os textos abaixo são traduções das matérias originais de anuncio feitas pelo site GameSpot em 2005, com algumas pequenas alterações.

Traduzido pelo colaborador Henrique

12 de Maio de 2005

Microsoft anuncia o Xbox 360 e confirma lançamento mundial em 2005

Após anos de desenvolvimento e meses de rumores cada vez mais frenéticos, o console next-gen é finalmente revelado na MTV.

Na semana passada, na boate Avalon, em Los Angeles, a MTV gravou o programa especial chamado "The Next-Generation Xbox Revealed", que marcou o batismo oficial e o lançamento do console da próxima geração da Microsoft.


É claro, o nome do dispositivo - o Xbox 360 - tinha sido um dos segredos mais mal guardados do planeta por mais de um mês. Mas a revelação oficial do Xbox 360 foi ao ar hoje à noite, e foi o fim do mistério da imprensa que tinha assinado acordos de confidencialidade. Ele permitiu a confirmação da existência do 360 - algo que a Microsoft apenas aludiu até o início deste ano, apesar do fato do trabalho no console ter começado cerca de alguns meses após o lançamento do Xbox original.

A Microsoft também divulgou as primeiras fotos oficiais do Xbox 360 - uma das quais já foi amplamente divulgada no mês passado. Elegante em comparação com o atual Xbox, o exterior do console foi co-criado por duas empresas de design industrial high-end em Osaka, no Japão, e San Francisco. Assim como o PlayStation 2, o dispositivo pode ser colocado  em pé ou ficar de lado. Mas, mesmo vindo em uma cor branco-prata, a sua aparência também vai ser personalizável, com uma frente destacável.

Hoje também marcou a revelação das especificações técnicas do Xbox 360. Confirmando os rumores, ele tem uma CPU baseada em PowerPC da IBM personalizado com três núcleos simétricos de 3,2 GHz com capacidade de 9 bilhões de operações por segundo. Conta com um processador gráfico da ATI de 500MHz com 10MB de DRAM embutida e uma arquitetura unificada capaz de 48 bilhões de operações de shader por segundo. Seu desempenho poligonal é de 500 milhões de triângulos por segundo, com uma taxa de preenchimento de pixels de 16 gigasamples por segundo. A arquitetura de memória unificada do 360 vai rivalizar com a de um PC high-end, com 512MB de memória RAM GDDR3. No geral, o console será capaz de um teraflop de desempenho do sistema em geral.

Além de seu processamento, o Xbox 360 virá com três slots USB 2.0 escondidos atrás de uma porta para periféricos. Ele terá saídas de áudio-vídeo e HD digital, uma vez que todos os jogos serão em widescreen 16:9 com resolução de 720p e 1080i.

Alguns dos novos jogos de séries já famosas mostrados durante a apresentação foram Tony Hawk's American Wasteland; Need for Speed Most Wanted; Perfect Dark Zero e Call of Duty 2, continuação do aclamado FPS de 2004, que promete rivalizar com franquias fortes no mercado, como Medal of Honor.


Jogos completamente novos também apareceram, dentre eles está The Darkness (baseado na HQ de mesmo nome), Saints Row (jogo fortemente inspirado em GTA) e Gears of War (jogo dos produtores de Unreal Tournament).


O Xbox 360 virá de fábrica com um controle sem fio. "Ao contrário do controlador WaveBird do GameCube por exemplo, onde o projeto inicial era com fios e em seguida, eles fizeram uma versão sem fio, começamos com o sem fio e também fizemos a opção com fio", disse Allard à GameSpot.

O controle do Xbox 360 também foi redesenhado. Os memory cards - agora atualizado para 64MB - serão inseridos diretamente no console, permitindo um controle menos volumoso. "É mais leve e menor do que o controle do Xbox 1", disse Allard, que confirmou os rumores de que a Microsoft mudaria os botões preto e branco para a parte superior.
Comparação entre os controles


De acordo com a suas especificações, o Xbox 360 virá com um disco rígido externo. Mas, ao contrário dos rumores, o disco rígido será de apenas 20 gigabytes - e não o de 40GB. Como mostrado nas fotos que vazaram anteriormente,  o disco rígido removível do 360 se encaixará em um lado do console, e pode ser removido e conectado a outros 360s. "Vamos dizer que você é um cara que tenha baixado um monte de conteúdo premium, um monte de músicas", disse Allard. "Você pode trazê-los e podemos usar em minha casa."

Além de suas próprias capacidades de multimídia, o 360 será capaz de se ligar a um PC Media Center da Microsoft para obter mais funcionalidade. "Se você tem um centro de mídia em sua rede doméstica, você pode transmitir música, você pode transmitir fotos, ou você pode assistir esportes e filmes em alta definição a partir do seu Xbox 360", disse Allard.


Dashboard
O Xbox 360 também conta com acesso gratuito restrito para a próxima geração da Xbox Live. Novamente, a Xbox Live chegará em dois formatos: Xbox Live Silver e Xbox Live Gold. A versão de Silver do serviço será gratuita para os proprietários de Xbox 360 e vai dar aos jogadores o acesso a serviços básicos da Live da próxima geração.

Primeiro, os assinantes Silver serão capazes de criar seu próprio perfil. Como J Allard mencionou em seu discurso, este terá vários componentes, incluindo: o "GamerCard" um resumo com a ficha seu proprietário, um "Gamerscore" com o resumo das conquistas nos jogos on-e off-line do proprietário (que também serão listados separadamente) e uma "Reputação", mostrando como os outros jogadores classificam o proprietário através de um sistema de feedback estilo eBay.

A Xbox Live Silver também dará aos usuários acesso ao Xbox Live Marketplace, que irá permitir aos jogadores fazerem downloads de "novos trailers de jogos, demos, conteúdos, novos níveis de jogos, mapas, armas, veículos, skins e outros tipos de novos conteúdos on demand, "de acordo com a Microsoft.

Marketplace
Enquanto alguns deste conteúdo serão gratuitos a maioria vai custar dinheiro e serão adquiridos através de microtransações de menos de um dólar. Mas ao invés de usar seus cartões de crédito para cada cinco centavos que gastem, os assinantes do Xbox Live terão de comprar MSPoints, diretamente da Microsoft ou através de cartões pré-pagos de varejistas como a GameStop.

Para participar de sessões de Mukltiplayer online com qualquer tipo de game, os jogadores terão que desembolsar uma taxa para pagar pelo Xbox Live Gold, o serviço premium do XBox 360.

Além de facilitar o jogo on-line, XBL Gold também contará com a funcionalidade de chat de vídeo demonstrado na E3 em 2004, embora possa exigir a compra de um um tipo de Eye Toy (câmera de vídeo do PS2). Membros da Gold também serão capazes de entrar em vários torneios online que estão nos planos da Microsoft para a plataforma, bem como participar da "programação on-line Xbox Live", como sessões de jogo com celebridades e concursos.

Mesmo com todos os detalhes que a Microsoft deu no anuncio de hoje, várias das principais questões sobre o Xbox 360 permanecem sem resposta. O primeiro deles é o preço do console, que analistas estimam que será entre $ 299 e US $ 399. A Microsoft não confirmou nem desmentiu se haverá mais do que uma versão do Xbox 360 nas prateleiras das lojas no lançamento. "Nós não vamos falar sobre as datas específicas ou faixas de preço na E3," disse à Gamespot Robbie Bach. "É um pouco cedo para fazer isso."

No entanto, Bach deixou uma coisa bem clara - o Xbox 360 chegará até o Natal de 2005, em todos os territórios. "A última coisa que vou dizer é só para confirmar que iremos lançar a próxima geração na América do Norte, Europa e Japão nesta temporada de férias", disse ele.

Texto Original: Gamespot

16 de Maio de 2005

Playstation 3 anunciado para 2006

Hoje vi a segunda das três grandes fabricantes de consoles anunciar sua plataforma de próxima geração. Na sua conferência de imprensa pré-E3, a Sony Computer Entertainment deu ao mundo a primeira imagem do PlayStation 3, como é agora chamado oficialmente. Embora o preço do dispositivo ainda não tenha sido definido, seu lançamento está: na primavera de 2006. Ao lado do presidente da Sony Computer Entertainment America Kaz Hirai, Ken Kutaragi introduziu-o como um "supercomputador para o entretenimento eletrônico."


O nome não foi inesperado, já que a Sony tinha executado uma ampla campanha de anúncios preparando o público para o PlayStation 3. A empresa tinha colocado cartazes cobertos ao redor do Los Angeles Convention Center, local da Electronic Entertainment Expo (E3).

A Sony também confirmou que o PlayStation 3 usará discos Blu-ray como formato de mídia. Os discos podem armazenar até seis vezes mais dados que os DVDs da atual geração. A Sony também confirmou que a máquina será retrocompatível com o PlayStation original. Ele terá slots para Memory Stick Duo, um slot SD e um slot de memória compacta flash. Ele também vai ter um slot para um HDD de 2,5 polegadas destacável, um pouco semelhante ao Xbox 360. A Sony não mencionou se a unidade seria padrão.

A Sony também estabeleceu as especificações técnicas do aparelho. O PlayStation 3 contará com o novo e poderoso processador Cell, que será executado em 3.2GHz, dando a todo o sistema dois teraflops de desempenho global. Ele vai ostentar 256MB RAM XDR principais de 3,2 GHz, e terá 256 MB de GDDR VRAM em 700MHz.

Sony também anunciou o chip gráfico do PS3, o RSX "Reality Synthesizer", que é baseado na tecnologia Nvidia. A GPU suportará a precisão de pixels de 128 bits e resolução de 1080p - uma das mais altas resoluçòes HD existentes. O RSX também terá 512 MB de memória gráfica e será capaz de 100 bilhões de operações shader e de gerar 51 bilhões de pontos por segundo. Ele também terá mais de 300 milhões de transistores, mais do que qualquer processador disponível no mercado hoje. Vai ser fabricado utilizando-se o processo de 90 nm, com oito camadas de metal. O RSX é mais poderoso do que duas placas de vídeo GeForce 6800 Ultra, que custariam cerca de mil dólares no total, se compradas hoje.

O PlayStation 3 também vai ostentar alguns recursos multimídia pesados, tais como chat de vídeo, acesso à Internet, visualização de fotos digitais e áudio e vídeo digitais. Falando em vídeo, o diretor técnico Masa Chatani da Sony Computer Entertainment mostrou funções de vídeo panorâmico do PS3. Desde que o console tenha duas saídas HD, poderá ser ligado a duas HDTVs lado a lado para projetar vídeo em um formato extra-widescreen 32:9. Como uma versão gigantesca do Nintendo DS, as saídas digitais duplas também permitem uma exibição jogo estendida, com a ação em uma tela e informações sobre o jogo ou vídeo chat no segundo.

Além disso o PS3 terá a capacidade de suportar sete controles Bluetooth, que podem ser utilizados cerca de 24 horas antes de serem recarregados. Mais tarde, as imagens dos controles foram liberados, mostrando sua forma semelhante a um bumerangue. Ele também terá seis slots USB para periféricos: quatro na frente e dois atrás. Como já haviam rumores, ele também terá conectividade Wi-Fi com o PSP, que pode ser usado como uma tela remota e / ou controle.
Controle do PS3 

Dr. Richard Marx, o inventor do EyeToy, mostrou a câmera sem fio HD do PS3. A demo lembrou os rumores de que a máquina teria capacidades de sensor de movimento. Marx segurou dois pequenos objetos coloridos parecidos com copos em suas mãos, que moviam os copos na tela em tempo real.

Para mostrar a capacidade gráfica do PlayStation 3, a Sony mostrou vários demos de jogos, incluindo um baseado no engine Unreal 3, que parecia ser Unreal Tournament 2007. Para alívio dos desenvolvedores, Tim Sweeney da Epic Games disse que era "fácil de programar para o PS3" e que a Epic tinha recebido seu primeiro hardware PS3 há dois meses. Ele provou que o tech demo era em tempo real, mostrando pela manipulação da câmera e dando zoom.

A Sony também mostrou várias outras demos. Uma delas era um remake next-gen do famoso "duck demo" exibido pela primeira vez quando o PlayStation 2 foi lançado. Só que desta vez, ao invés de um pato em uma banheira, a demo mostrou um bando de patos zanzando, bem como vários navios de guerra de brinquedos. Outra demonstração mostrou grama e vegetação crescendo enquanto outro mostrou carros de Gran Turismo com o Homem-Aranha balançando em cima. Falando de Homem Aranha, outra demo mostrou uma renderização altamente detalhada de Alfred Molina como Dr. Octopus recriado a partir do filme Homem-Aranha 2.

No entanto, as palavras de Sweeney foram apenas o começo. Mais tarde, a Sony mostrou uma série de editoras que estão apoiando o PlayStation 3 e no processo confirmou vários jogos para o console. Hideo Kojima introduziu Metal Gear Solid 4, da Konami...


...a Capcom mostrou Devil May Cry 4, a Namco anunciou Tekken 6, a Polyphony Digital mostrou o quinto Gran Turismo, a SCEE exibiu um triler impressionante do próximo Killzone...


...e a Rockstar Games revelou um Western.


O presidente da EA Larry Probst também estava lá para mostrar uma demonstração do próximo jogo Fight Night, que, presumivelmente, será chamado Fight Night Round 3. Quando um dos dois lutadores levou um golpe, a pele se deformou de forma realista. Kudo Tsonoda de Chicago estúdio da EA estava presente e disse que o objetivo é fazer com que a animação facial transmita a quantidade de dano que o pugilista sofreu.

E ainda havia mais jogos. A SCEE tinha três para mostrar: um terceiro Getaway, com uma versão ainda mais poluída e desagradável de Londres...


....um novo jogo de corrida off-road chamado Motor Storm da Evolution Studios...


...e um hack 'n slash chamado Heavenly Sword.


A Sega está preparando Fifth Phantom Saga...


e a Bandai está preparando um outro jogo de Gundam. A Ubisoft continua a inovar no campo de tiro em primeira pessoa com um jogo completamente novo chamado Killing Day.


A Koei animou a multidão com uma demonstração de Ni-oh, um jogo de artes marciais com temas sobre monges guarda-costas de Buda. A Incognito está desenvolvendo uma sequência de Warhawk, aclamado no PlayStation original.

No entanto, um dos demos tecnologia mais impressionantes da noite foi provavelmente o mais decepcionante para os fãs da série Final Fantasy. Depois de mostrar algumas cenas do próximo Final Fantasy XII para PlayStation 2, Square Enix Yochi Wada mostrou uma demo muito impressionante chamada de "Final Fantasy VII: Demo Tech para PlayStation 3." A demo visualmente impressionante mostrou uma sequência de uma paisagem urbana, culminando com o famoso Cloud saltando de um trem. No entanto, Wada disse que o clipe foi "apenas uma amostra" e que a Square Enix atualmente não tem planos para lançar um remake de Final Fantasy VII para o PlayStation 3. No entanto, ele disse que a série iria chegar no console de "alguma forma".


A presença da Wada no lançamento do PS3 foi irônico, já que a Microsoft anunciou Final Fantasy XI para o Xbox 360, poucas horas mais tarde. Na verdade, grande parte da conferência da Sony parecia destinada a bater os recursos do novo console da Microsoft ponto a ponto.

A Sony também enfatizou que o PlayStation 3 teria conectividade e serviços on-line semelhantes ao da próxima geração da Xbox Live. Chamando-a de "sempre ligado, sempre conectado", Chatani disse que o PS3 estaria constantemente em contato com a rede "PlayStation World" "fundamentalmente baseada em uma comunidade online, comércio eletrônico e conteúdo digital." Ele disse que os assinantes podem "trocar personagens únicos e itens através da rede", como na Xbox Live Marketplace, da Microsoft.

Texto original: GameSpot

5 comentários:

  1. ninguém suspeitava que acabaríamos com uma enxurrada de jogos de tiro, trailers falsos e muitas promessas não cumpridas, ou seja, o velho feijão com arroz da indústria dos games com um leve toque de internet, redes sociais e informações trafegando na velocidade da luz.

    ResponderExcluir
  2. Nossa cara, que Xbox 360 legal que você tem aí... Seria uma pena... Se três luzes vermelhas o destruíssem.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nossa cara, que Xbox One legal que você tem aí... Mas e os jogos?

      Excluir
  3. Naquela época, Medal of Honor era rei e Call of Duty 2 tentava destroná-lo. Não existia jogo de guerra moderna! E Tony Hawk ainda tinha a honra de abrir a linha de lançamento de um console. E Kinect? Ainda estava nos laboratórios de teste.

    Excelente ideia de ressuscitar essas matérias para a gente não perder a história dos jogos e dos consoles!

    ResponderExcluir
  4. Vivendo e aprendendo. [:

    ResponderExcluir

Deixe aqui um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...