domingo, 7 de agosto de 2011

TimeLine Rare: Parte IV - A chegada do N64


O primeiro jogo que a Rare lançou no Nintendo 64 foi Blast Corps, um jogo que envolve o uso de equipamentos de construção e robôs gigantes para derrubar construções em cidades, liberando o caminho para um caminhão com mísseis nucleares passar.

Mas, bem antes de Blast Corps começar a ser produzido, os engenheiros da Rare passaram anos trabalhando no que se tornaria um dos títulos mais importantes na história dos games.

Poster do Filme
Depois de disputas legais mantiveram a série longe dos cinemas por seis anos, Pierce Brosnan fez a sua estréia como James Bond em 1995, no muito elogiado GoldenEye, a Nintendo, aproveitando o destaque, adquiriu os direitos para fazer um jogo baseado no filme. Ela entregou a responsabilidade na mão dos Stampers, que ficaram sem saber exatamente o que fazer, já que o estilo de James Bond não se encaixava muito bem na imagem familiar do N64. Depois de discutir o assunto com o líder do projeto, Martin Hollis, todos concordaram que a Nintendo não queria um jogo hiper-violento.

O desenvolvimento começou como um shooter on-rails para o SNES, mas depois o projeto foi transferido para o N64 quando ele foi lançado. Com os maiores recursos do N64, a Rare abandonou a ideia de um jogo on-rails e fez um jogo de tiro em 3D com movimentação totalmente livre. A equipe de design em grande parte inexperiente, liderada por Hollis e David Doak, ainda trabalhava um número insano de horas, mas agora que a empresa não estava lançando quinze títulos por ano, todos os esforços se uniram em um único jogo.

Eles começaram a adicionar ao seu jogo coisas que ninguém jamais havia tentado. Diferentes áreas do corpo levariam diferentes níveis de danos, com os headshots sendo instantaneamente fatais. Rifles de precisão poderiam dar zoom nos alvos. Elementos stealth também fora adicionados, dando aos jogadores a opção de usar armas com silenciador e desativar câmeras de segurança para passar despercebido pelos guardas. Em vez de seguir o modelo de Doom de matar tudo e ir para a saída, aqui foram adicionadas missões e objetivos que variam em cada fase. E quando o jogo já estava quase pronto, decidiram adicionar o multiplayer, que como todos sabem, se tornou a alma do jogo.

Depois de três anos do lançamento do filme, o jogo GoldenEye 007 foi lançado, e foi considerado uma revolução. Tornou-se o único FPS de console da época, que realmente funcionava bem em um controle. Um em cada quatro donos de N64 tinham a sua cópia do jogo. A Rare foi nomeada a melhor desenvolvedora do Reino Unido pelo BAFTA, e GoldenEye 007 levou os prêmios de melhor jogo de ação para console, melhor game de console, melhor título interativo e excelência em engenharia de Software no Interactive Achievement Awards de 1998.

Fim da parte 4.
Fonte: IGN

Siga o nosso Twitter, o @NeoGamerbr para acompanhar as próximas partes.

Um comentário:

Deixe aqui um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...